Consude adia JogosSul-Americanos Escolares
Publicado em 16 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Diante do cenário de incertezas criado pela pandemia do covid-19, os Jogos Sul-Americanos Escolares 2020, que deveriam ser realizados no Brasil, em dezembro de 2020, foram adiados para dezembro de 2021, em Brasília. A decisão foi tomada pelo Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), após reunião virtual realizada com representantes dos 13 países integrantes do conselho.
Além de André Alves, secretário adjunto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, que representou o governo brasileiro e de Fabiola Molina, secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte, participaram do encontro ministros de esporte, secretários e dirigentes esportivos da Argentina, Bolívia, Bonaire, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Suriname e Guiana. Todos votaram a favor do adiamento para dezembro do próximo ano.
O Brasil chegou a sugerir realizar a competição em abril ou maio de 2021. Entretanto, depois que os participantes dos outros países expuseram as realidades de seus países, no que diz respeito aos efeitos da pandemia e como ela afetou atividades escolares e esportivas, surgiram dúvidas sobre a viabilidade da data. Além disso, o calendário original previa outra edição do evento em dezembro de 2021.
Assim, para evitar dois torneios num período de oito meses e dar tempo para que cada país realize com tranquilidade as fases nacionais classificatórias para os Sul-Americanos, chegou-se ao consenso de realizar-se um só, em dezembro de 2021.
"Agora vamos trabalhar em todos os países da região, para que essa pandemia possa ser controlada o quanto antes e para que as crianças possam retomar suas atividades escolares e esportivas o mais rapidamente possível", afirmou André Alves, ao fim do encontro.
Brasília – Em dezembro de 2019, os Jogos Escolares Sul-Americanos foram realizados em Assunção, no Paraguai. Ao fim da competição, o Brasil recebeu a bandeira do Consude e assumiu o compromisso de sediar a edição do evento em 2020. A expectativa inicial era receber cerca de 1.500 atletas, com idades entre 12 e 14 anos, para a disputa de 11 modalidades no Brasil.