"Continuaremos trabalhando sem perseguições"
Publicado em 07 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Prefeito da maior cidade do interior de Sergipe, Valmir Monteiro (PSC) colocou o bloco na rua para disputar a reeleição. Com uma campanha focada no comparativo com o agrupamento adversário, que ficou 12 anos consecutivos no poder, o socialista cresceu nas pesquisas, e nas mais recentes aparece como o primeiro nas intenções de votos dos eleitores. Faltando um dia para as eleições, ele concedeu essa entrevista ao JORNAL DO DIA fazendo um resumo da campanha, destacando os benefícios conseguidos nesse seu primeiro mandato, como também sua expectativa, caso eleito, para a próxima gestão a partir de 2013."Continuaremos trabalhando visando o melhor para todos, sem perseguição e pagando o mal que tentam nos fazer com o bem, para Lagarto seguir sempre em frente", avisa Valmir Monteiro.
JORNAL DO DIA – Três meses de intensa campanha. O senhor chega à reta final com a sensação do dever cumprido?
VALMIR MONTEIRO – Com certeza. Toda campanha eleitoral é desgastante e exige um esforço enorme por parte do candidato, mas no nosso caso, devido à receptividade e o carinho dos lagartenses, chego ao final dela revigorado e bastante satisfeito.
JD – Qual foi a estratégia utilizada pelo senhor nessa campanha?
VM – A da prestação de contas. Fui eleito em 2008 com a esperança de concretizar as mudanças, pois o município vinha sendo administrado por uma elite que não prioriza a população, principalmente os mais carentes. Conseguimos ‘quebrar essa panela’ e ao mostrar o que fizemos em nossos comícios e nos materiais de divulgação da campanha, o povo pôde comparar e perceber o quanto Lagarto mudou, e mudou para melhor.
JD – Quais foram os agentes principais dessa mudança?
VM – O grande agente foi o próprio povo, que a partir do seu voto nos deu a oportunidade de quebrar uma hegemonia que se apresentava como imbatível. A partir daí, graças a uma equipe que formamos, o apoio dos nossos vereadores na Câmara e a parceria com o governador Marcelo Déda, o presidente Lula e agora a presidente Dilma Rousseff, as ações foram surgindo, levando benefícios ao nosso povo e melhorando, consideravelmente, a qualidade de vida no nosso município.
JD – Por que em Lagarto essa parceria com Déda, Lula e Dilma deu tão certo?
VM – Porque eles encontraram um prefeito determinado em solucionar os problemas do município e trabalhar em benefício do seu povo, sem as velhas práticas políticas e buscando o bem independente das questões partidárias. Cheguei até a ser criticado por isso, pois em Lagarto estavam acostumados a, antes de realizar qualquer ação, perguntar se aquela pessoa votava em fulano ou em cicrano. Quando assumi a prefeitura, deixei essa política de lado e fui buscar no governador, no presidente e em nossos aliados o apoio necessário, através dos recursos disponíveis para a realização de convênios e obras, que pudessem levar melhorias para o nosso povo. Por esse motivo, conseguimos alcançar o maior volume de investimentos em Lagarto num espaço tão curto de tempo.
JD – E o que o senhor poderia destacar dessa parceria?
VM – Nós temos pavimentação de ruas, construção de casas, o recapeamento da rodovia Lourival Baptista, a duplicação da pista da Colônia 13, enfim, várias obras que são responsáveis pela nova fase de desenvolvimento e transformações em nosso município. Mas em especial destaco o hospital regional, o primeiro do interior com UTI, e o Campus de Saúde, que fez de Lagarto a primeira cidade fora da região metropolitana a ter um curso de Medicina. Há cinco anos ninguém poderia imaginar que isso fosse possível. Esses investimentos causaram um impacto enorme na nossa economia, valorizando terrenos e imóveis em mais de 300%. Lagarto é o município que alcançou o maior crescimento do PIB em Sergipe. Enquanto o Estado cresceu 4,4 no ano passado, nossa cidade chegou a 6,8 de crescimento. Com isso, conseguimos atrair grandes investimentos públicos e privados. Nossa economia vive sua melhor fase e isso se deve a uma gestão municipal responsável no gerenciamento dos recursos públicos. Hoje, Lagarto é visto com outros olhos pelos sergipanos, e essa conquista tem a participação do nosso governo, o que nos deixa muito orgulhosos.
JD – E o que esperar de Valmir Monteiro, caso eleito, em seu segundo mandato?
VM – A mesma determinação e vontade de trabalhar para fazer crescer o sentimento de orgulho de ser lagartense que hoje toma conta da nossa população. Continuaremos ampliando os investimentos na educação, na saúde, na infra-estrutura da sede e dos povoados, como também no crescimento das famílias atendidas pelos programas sociais da prefeitura, a exemplo do Bolsa Família Municipal, que hoje atende 1.000 famílias, repassando 100,00 a cada. Continuaremos trabalhando visando o melhor para todos, sem perseguição e pagando o mal que tentam nos fazer com o bem, para Lagarto seguir sempre em frente. É dessa forma que iremos, com fé em Deus e a força do nosso povo, administrar Lagarto pelos próximos quatro anos.