**PUBLICIDADE
Contra discriminação
Publicado em 08 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de enfrentar a discriminação contra pessoas LGBTQIA+ em ambiente digital. Trata-se de iniciativa pedagógica, orientada pela necessidade de sanear as redes.
Cabe ao GT elaborar proposta do Plano de Ação relacionado ao tema nos órgãos e entidades da administração pública federal. O colegiado será composto por integrantes do ministério, do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e por três representantes da sociedade civil indicados pelas organizações InternetLab, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Coletivo Amazônico LesBiTrans, que atuam com a promoção dos direitos humanos na internet.
O GT realizará análises do atual panorama de discriminação contra a população LGBTQIA+ nas plataformas digitais e dos mecanismos de retratação e de moderação de comentários, além de realizar recomendações quanto ao seu aprimoramento.
A iniciativa é pedagógica, mas também urgente. Infelizmente, o ódio virou moeda corrente no debate político das sociedades hiper-conectadas. Sem regulação, o ambiente das redes sociais se tornou insalubre. E os crimes cometidos por meio da internet transbordam frequentemente em gestos concretos, com repercussão real na vida das pessoas, sobretudo das populações marginalizadas.