Policiais durante a operação.
Contra roubo de cabos, polícia faz fiscalização em seis sucatas
Publicado em 30 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Uma operação de combate a furtos e receptação de fios de cobre foi deflagrada nesta sexta-feira em sete municípios de Sergipe: Aracaju, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Maruim, Estância, Itabaiana e Canindé de São Francisco.
A atuação desta sexta-feira atua em duas frentes: nos responsáveis por furtar os materiais e nos receptadores. Durante as buscas, seis pessoas foram presas e, apenas em Lagarto, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Já em Aracaju, foram fiscalizados seis ferros-velhos e sucatas que fazem a revenda de cobre, sendo duas no bairro América; duas na avenida Maranhão e duas no bairro José Conrado de Araújo. Além de tentar localizar fios de cobre roubados, os policiais civis foram acompanhados por equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, que atuou na operação com a cobrança do alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Os prejuízos financeiros causados às empresas são elevados, mas a população é a principal prejudicada com a ação dos criminosos cuja atuação alimenta uma rede ilegal de venda do cobre. “Esses crimes geram um grande desconforto social, pois na medida que os criminosos subtraíram esse material, observamos o desabastecimento de água no município e em cidades vizinhas”, disse o delegado Matheus Cardillo, da Delegacia Regional de Lagarto.
Um dos últimos crimes investigados foi praticado em março deste ano, na estação elevatória do sistema Sertaneja da Deso. Com os furtos dos cabos, cerca de 30 municípios tiveram o abastecimento de água afetado. Já na capital, há a ocorrência de furtos de fiação de semáforos na cidade. A gestão municipal faz o reparo com a substituição do material, porém no dia seguinte ao conserto, há uma nova investida dos autores do furto.
Cardillo explicou que a investigação foi iniciada a partir de comunicações feitas pela população e também pela Deso. “A investigação tinha como finalidade apurar os crimes que estavam ocorrendo aqui na cidade que se destinavam a subtração de fios e cabos elétricos. Diversas pessoas buscaram a delegacia e uma das vítimas é a Deso”, detalhou.
Conforme o delegado, os autores dos crimes já possuíam passagem criminal pela prática de outros delitos. “Observamos que os autores são investigados por roubos que ocorreram na cidade e também já responderam por esses crimes”, informou complementando que uma vítima teve prejuízo de R$ 50 mil.