Aspecto da cerimônia de assinatura do convênio na Fies
Convênio beneficiará cerca de 200 empresas
Publicado em 16 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, assinou mais um Termo de Convênio com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies) que irá apoiar 200 empresas sergipanas. A parceria tem por objetivo firmar a cooperação técnica e financeira com vistas ao desenvolvimento de projetos de extensionismo empresarial, planos para implantação de inovação e programas de apoio a competitividade.
A iniciativa fortalece e consolida os micros, pequenos e médios empreendimentos por meio do acesso à tecnologia, sob a forma de atualização tecnológica ou adoção de produtos/processos inovadores, além de capacitação técnica e gerencial, incluindo comércio exterior e inovação, nos arranjos produtivos e cadeias produtivas do estado de Sergipe.
De acordo com Saumíneo Nascimento, essa é mais uma demonstração da parceria existente entre a Fies e a Sedetec que visa aumentar o poder de competição das micro e pequenas empresas sergipanas. "Vale destacar que o operacional é do Instituto Euvaldo Lodi, onde se tem uma agenda executiva, com as obrigações da Sedetec, no sentido de que os recursos sejam alocados e liberados de forma a permitir que esses empresários tenham acesso imediato às novas tecnologias que serão disponibilizadas. É um acordo de cooperação técnica, que visa exatamente colocar esses empresários num outro patamar de competição", afirmou.
Segundo Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias de Sergipe, para o cumprimento das metas e objetivos pactuados serão mobilizados recursos públicos no valor global de R$ 200 mil. "Nós temos convênios com a Sedetec desde 2005. Esse é mais um convênio que conta com o braço direito do Instituto Evaldo Lodi (IEL). Isso mostra o nosso intercâmbio em benefício dos empresários", ressaltou.
Rodrigo Rocha, superintendente do IEL e coordenador da Fies, explica que a partir dessa parceria com a Sedetec, também serão ampliados convênios que já estão acontecendo e que as empresas estão precisando desse apoio. "Temos três principais programas que serão apoiados a partir desse convênio: o Procomp, que é voltado para empresas que fabricam móveis; o MEIA, que é onde vamos conseguir viabilizar que empresas elaborem planos de inovação e implantem – essas são melhorias que vão fazer com que as empresas se tornem mais competitiva; e o PEIEX, que é um projeto de extensionismo muito importante, na qual vamos interiorizar o atendimento", detalhou.