Quinta, 24 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE


Copa do Mundo marca genialidade de Messi e quebra de recordes


Publicado em 19 de dezembro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Fotos Jorge Henrique

Por Kleber Santos

 Lionel Messi, da Argentina, foi confirmado como o melhor jogador da Copa do Mundo da FIFA, após o anúncio oficial dos prêmios.  O atacante argentino conquistou a Bola de Ouro, que é concedida ao melhor jogador pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. Kylian Mbappé, da França, e Luka Modric, da Croácia, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

A Chuteira de Ouro foi conquistada por Kylian Mbappé, com 8 gols e 2 assistências.  Lionel Messi recebeu a Chuteira de Prata e Olivier Giroud da França o Bronze.

Emiliano Martinez, da Argentina, ganhou a Luva de Ouro, enquanto a Inglaterra levou o Troféu Fair Play da FIFA.  O Prêmio FIFA Jovem Jogador vai para Enzo Fernandez, da Argentina.

Recordes

Houve 172 gols na Copa do Mundo, mais do que qualquer outro Mundial. O maior total anterior de 171 ocorreu em 1998 e 2014.

A final da Copa já foi disputada entre um time sul-americano e um time europeu em 11 ocasiões, com a América do Sul vencendo oito vezes.

Esta foi a oitava final a ir para a prorrogação e a quarta nas últimas cinco edições, sendo a terceira final a ir para a disputa de pênaltis, após Brasil x Itália em 1994 e Itália x França em 2006.

Foi a sétima disputa de pênaltis da Argentina na história da Copa do Mundo e sua sexta vitória – mais do que qualquer outro time.

Argentina campeã

 O primeiro gol da Argentina neste jogo foi o 150º na sua história em Mundiais, tornando-se apenas o terceiro time a atingir esse marco depois do Brasil e da Alemanha.

O total de 15 gols da Argentina no Catar é o maior desde 1978 (15).  O recorde de todos os tempos é 18, que ocorreu em 1930.

 A Argentina perdeu apenas uma de suas últimas 43 partidas internacionais (29 vitórias e 13 empates). Marcou o primeiro gol em cada uma de suas sete partidas. E tornou-se apenas o segundo time a vencer a Copa depois de perder seu jogo de abertura (1–2 contra a Arábia Saudita), após a Espanha em 2010 (0–1 contra a Suíça).

Lionel Scaloni se tornou o técnico mais jovem a vencer a Copa, aos 44 anos e 216 dias desde que o compatriota César Menotti venceu em 1978 com 39 anos e 232 dias.

Messi

O argentino Lionel Messi se tornou o maior recordista de aparições na história da Copa, com 26. Empatou com Just Fontaine em 13 gols na história dos Mundiais, atrás de Miroslav Klose (16), Ronaldo (15) e Gerd Müller (14).

O total de sete gols de Lionel Messi é o máximo de um jogador argentino em uma Copa desde Guillermo Stábile (8) na primeira Copa em 1930.

 mLionel Messi se tornou o segundo artilheiro mais velho em uma final de Copa com 35 anos e 177 dias e Ángel Di María se tornou o terceiro mais velho com 34 anos e 307 dias atrás do sueco Nils Liedholm (35 anos e 264  dias) em 1958.

Tornou-se ainda o jogador mais velho a marcar dois gols em uma final. É ainda o primeiro jogador a marcar na fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final em uma única edição da Copa do Mundo.

[ngg src=”galleries” ids=”9″ display=”basic_imagebrowser”]

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE