Coronavírus se alastra
Publicado em 01 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Mesmo com todas as precauções, o coronaví- rus segue fazendo novas vítimas em territó- rio brasileiro. Ontem, levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou: com 42 mortes em 24 horas, o país passa pelo momento mais agudo da crise sanitária, até agora.
No total, são 5.717 casos oficiais confirmados no país – 1.138 diagnósticos confirmados em um dia – e 3,5% de letalidade, informou o ministério. Há suspeita perfeitamente razoáveis, no entanto, de subnotificação. Muita gente estaria com sintomas da infecção, mas somente os casos mais graves são testados.
Nunca é demais lembrar que não se trata de simples gripe ou resfriado. Os únicos estados que ainda não tiveram nenhum registro de morte, segundo o Ministério da Saúde, são Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Apesar da guerra de informação promovida pela própria presidência da República, a orientação é uma só: ficar em casa. Durante a coletiva de imprensa realizada ontem, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a orientação de que as pessoas mantenham medidas de isolamento social como forma de retardar a velocidade de transmissão do novo coronavírus no país.
Os números oficiais atestam uma verdade incontornável: Mesmo agora, em plena quarentena, o coronavírus se alastra em uma razão preocupante. Dezenas de brasileiros estão morrendo todos os dias, vítimas do Covid-19. Se nem a frieza dos números de óbitos é capaz de convencer os negacionistas da pandemia, entretanto, não há argumento que o faça.