Engenheiros fazem vistoria no hotel Tropical: sem serviços de manutenção há 20 anos
Crea faz vistoria para elaborar laudo técnico sobre desabamento de caixas d'agua em hotel
Publicado em 15 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
As causas que motivaram a queda de duas caixas d’agua do Tropical Praia Hotel, situado na orla da Atalaia já estão sendo avaliadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). Na tarde desta quinta-feira(15/3),engenheiros fizeram uma vistoria no local do acidente para colher informações e detalhes que vão fundamentar o laudo técnico.
A queda das Caixas, cada uma com capacidade para 2 mil litros de água, ocorreu na última quarta-feira (14/3) devido ao rompimento de uma laje que fazia a proteção das caixas de fibra. "Essa vistoria é a primeira etapa de um trabalho que busca garantir um retrato fiel do que ocorreu. Um processo que envolve relatórios fotográficos, aferição de medidas, provas de carga e outros procedimentos. O laudo será feito em parceria com a Defesa Civil e Instituto de Criminalística", afirma o presidente do Crea-SE , Arício Resende que vai se reunir na próxima semana com representantes desses órgãos para alinhar as ações.
De acordo com Arício Resende ainda é cedo para apontar com detalhes e especificações as causas da queda das caixas d’agua. Porém, em uma avaliação preliminar, ele acredita que o problema foi gerado, principalmente pela falta de manutenção preventiva e corretiva. "Não encontramos registrado no Conselho, nenhuma Anotação de Responsabilidade Técnica referente a serviços de manutenção do hotel que já possui cerca de 20 anos de construído", disse ele.
"A manutenção predial é tão importante quanto, por exemplo,a revisão do veículo. Isso porque, a preocupação vem do fato de que as edificações não são eternas, têm vida útil e foram dimensionadas para um fim específico. O problema é que a maioria das edificações do País não seguem as normas, por isso temos tantos problemas. Após cinco anos de uso, todo empreendimento deve fazer um check-up preventivo para detectar possíveis anomalias." É o que ressalta Arício Resende.