Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Antes de pedra e barro


Avatar

Publicado em 12 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Ente os maiores de todos os tempos.

Rian Santos
[email protected]

Estivesse vivo, perambulando por aí, Bob Marley seria hoje um respeitável senhor com idade próxima aos 100 anos, caso não tivesse partido desta pra outra – muito melhor, aliás. Eu não cultivo dreadlocks, não sou um homem religioso, os cabeços brancos dos anciãos não me dizem nada nada em particular. Confesso que, em matéria de Bob, estou mais para o folk/rock do Tiozão Dylan do que para o balanço do jamicano. Fumei a minha cota do bagulho, depois encaretei. Mas umas palavrinhas também não me custam nada.
Não sou um aficionado por reggae, mas também não sou surdo. O embaixador musical da Jamaica está entre os maiores de todos os tempos. Não há exagero na afirmação. Bob Marley gravou pelo menos dois discos impecáveis (aqui em casa, eles não param de rodar): Catch a fire (1973) e Exodus (1977) figuram entre os raros registros que transcendem a compilação de um punhado de canções para comunicar uma sensação intimamente ligada ao homem, sua condição e seu tempo. Isso tudo sem abdicar a uma boa dose de lirismo e um bom punhado de melodias capazes de deixar qualquer um abestalhado.
Hoje, o discurso regueiro pode soar forçado (embora o apreço manifestado pela palavra me comova sinceramente, é preciso admitir o desbotamento essencial que converteu o sagrado em pedra e barro – mimesis, um chute no saco), mas ninguém tira de Bob o mérito de ter colocado o terceiro mundo no diabo do mapa.

Efeméride – No dia 11 de maio é comemorado o Dia Nacional do Reggae no Brasil, graças a uma lei sancionada em 2012 para homenagear o reggae. O gênero musical criado na Jamaica nos anos 60 foi absorvido pela cultura brasileira e tem como grande expoente o cantor e compositor Bob Marley. Essa data, inclusive, marca o aniversário de morte do artista, em 1981, quando ele tinha 36 anos e foi vítima de um câncer. Um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre Bob Marley aponta as suas canções mais tocadas nos últimos cinco anos no país.
O ídolo jamaicano tem 635 músicas e 1.893 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. De todas essas, a canção de autoria de Bob Marley mais gravada por outros artistas e a que mais tocou no Brasil nos últimos cinco anos foi “Is this love”, um de seus grandes hits em todo o mundo. Além dela, “Could you be loved” e “Stir it up” também fazem parte do top 3. Neste período, o cantor teve mais de 75% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas provenientes dos segmentos de Rádio, Show, Música ao Vivo e TVs.
Quando as canções do jamaicano são tocadas no Brasil, os seus herdeiros continuam a receber os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98). Os compositores e demais artistas estrangeiros têm seus direitos garantidos no país por meio de contratos de representação ou reciprocidade de suas sociedades com as associações de música brasileiras.

Ranking das músicas de Bob Marley mais tocadas nos últimos cinco anos (Ecad):

1 – Is this love – Bob Marley
2 – Could you be loved – Bob Marley
3 – Stir it up – Bob Marley
4 – Get up stand up – Mac Intosh Winston / Bob Marley
5 – Three little birds – Bob Marley
6 – Jamming – Bob Marley
7 – Buffalo Soldier – King Sporty / Bob Marley
8 – Stay the night – Ryan Tedder / Robson Steven Paul / James Blount / Bob Marley
9 – I shot the sheriff – Bob Marley
10 – Redemption song – Bob Marley

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade