Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

De corpo e alma


Avatar

Publicado em 08 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Para lembrar por muito tempo.

Rian Santos
[email protected]

Anos atrás, quando a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) anunciou o programa ‘Beatles in Concert’, eu consultei a minha bola de cristal e dei uma dica para o leitor deste Jornal do Dia: Seria uma noite para lembrar por muito tempo.
Dito e feito. Sob a regência do maestro James Bertisch, o conjunto sinfônico recebeu a banda Sargento Mostarda com toda a pompa a que o próprio quarteto de Liverpool sempre teve direito. Cordas e metais fizeram justiça aos arranjos originais. Sem o feeling da banda base, formada por Arthur Matos, Rafael Ramos, Fábio Oliveira e Rafael Jr, entretanto, a mágica jamais aconteceria de verdade.
Quem duvida tem nova oportunidade de conferir a performance do conjunto, desta vez em formato mais cru, no café da Gente (ver nesta página). Baixo, guitarra, teclado e bateria. É o que basta para a Sargento Mostarda honrar o repertório mais precioso da música pop, responsável pelo ingresso dos rebeldes no panteão da alta cultura.
No repertório, via de regra, as diversas fases dos Beatles, incluindo a guinada ambiciosa do quinquagenário ‘Sgt. Peper’s’. O álbum é um ponto de inflexão na discografia aqui em questão, razão pela qual é frequentemente revisitado, à procura de sutilezas inauditas. A mixagem mais recente, celebrando o aniversário mencionado, mais retira do que acrescenta à experiência dos admiradores de primeira hora, acostumados às ranhuras dos vinis. De todo modo, a iniciativa reafirma a genialidade de John, Paul, George e Ringo. A reunião não ganhou a alcunha de Fab Four à toa.
Eu sei, está página já manifestou indisposição com o trabalho suado das bandas cover. Neste caso, contudo, a identificação profunda entre músicos e repertório me obriga a abrir uma exceção. Os desavisados certamente vão crer que se trata de versões mais ou menos cuidadosas de canções muito conhecidas. Ledo engano. Contra todas as aparências, eu garanto, essa turma costuma empenhar a própria alma no palco. O leitor vá por mim.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade