Terça, 16 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Em lugar das Bruxas


Avatar

Publicado em 05 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Em forma de poesia

Rian Santos
[email protected]

Quando Tom Zé foi constrangido a depor perante o tribunal do Facebook, acusado de fazer um pacto de sangue com o próprio diabo, em conluio com Coca Cola, os mais desconfiados colocaram a barba de molho. Se nem o músico baiano, um dos raros rebeldes autênticos nas alegres fileiras da MPB, foi poupado pelos verdugos, o que seria feito dos pobres mortais?
As fogueiras ardem, aqui e mais longe. Em lugar das bruxas, contudo, os inquisidores modernos tocam fogo em toda a gente – os desafinados, em especial. Vejam o caso de Beyoncé – uma mulher negra, convém sublinhar. Desde quando baixou a guarda, a fim de proclamar a sua filiação às causas simpáticas, a artista é feita de gato e sapato, não tem um segundo de paz.
Dias depois de jogar ‘Renaissance’ nas redes, Beyoncé teve de se desculpar com os carrascos progressistas. Uma parceria com o rapper canadense Drake não desceu pela goela dos mais sensíveis. De acordo com a acusação, o verso ‘Spazzin on that ass, spazz on that ass’ (“Pirando nesse rabo, pirado nesse rabo”, em tradução livre) soou ofensivo para pessoas com paralisia cerebral espástica.
O leitor achou pouco? Depois do episódio, Monica Lewinsky, pivô de um escândalo sexual que quase derrubou o presidente Bill Clinton nos anos 1990, quer seu nome excluído dos versos de outra canção. ‘Partition’, lançada em 2013, faz uma breve alusão ao caso sórdido, aqui evocado em forma de poesia: “Ele estourou todos os meus botões e rasgou minha blusa, gozou no meu vestido como se eu fosse a Monica Lewinsky”.
Seria cômico, não fosse trágico. Um verso aqui, outro ali, a liberdade de criação fenece. Hoje, cobertos das melhores intenções do mundo, os progressistas reivindicam poderes de Santa Inquisição, dispostos a costurar a letra escarlate no peito de quem bem entendem. Até agora, impunemente.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade