Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Eu tenho mais de 20 anos


Avatar

Publicado em 28 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Ainda bruto

Rian Santos
[email protected]

Segundo Nelson Rodrigues, o único conselho adequado para um homem jovem é o de envelhecer, o mais rápido possível. O mesmo, imagino, seria desejável para os jornais e os jornalistas.
Há 17 anos, quando o Jornal do Dia chegou às bancas, eu não tinha a menor ideia de como me comportar para crescer e aparecer na redação, entre tantas raposas velhas. Demorei a pegar o jeito. Desde o início, no entanto, firmei um pacto comigo mesmo, decidido a jamais ceder uma única vírgula aos donos da grana.
Logo fui tomado por uma espécie de ‘enfant terrible’. Vesti a carapuça e faço o possível para honrar a fama, até hoje. A minha postura profissional é juvenil, no pior sentido do termo. Os boletos acumulam enquanto eu me lanço contra moinhos de vento, alheio ao comércio das ideias. Mas ninguém munido com um pingo de honestidade intelectual pode levantar dúvidas sobre as motivações por trás de cada palavra aqui publicada – os desonestos se entendam com a própria consciência.
Sim, escrevo como um louco numa quitinete de marfim, com a mesma paixão absurda de um Mirisola. Erro e acerto, como todo mundo. E tenho o orgulho besta de ter sido o primeiro jornalista a citar o rock ainda bruto dos Baggios em letra de imprensa.
A mim, ninguém me deve nada. Antes de existir o Jornal do Dia, contudo, artistas de mão cheia como o próprio Julico, Luno Torres, Flavio Antonini, Cabelo, Jamson Madureira, dificilmente recebiam a atenção dos periódicos. A Cultura Serigy era percebida, até então, como uma reunião de homens calvos e enfadonhas cabeças brancas.
“Jovens, envelheçam!”, bradava o velho reaça, com a língua inflamada de puro veneno. Eu, de minha parte, acrescento: Mas cuidem sempre para não perder a graça!

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade