**PUBLICIDADE
Publicidade

Feirinha da Gambiarra fortalece empreendedorismo sergipano durante a pandemia


Avatar

Publicado em 03 de dezembro de 2021
Por Jornal Do Dia


Com o cenário de incertezas ocasionado pela pandemia, que, além de afetar a saúde, trouxe efeitos em diversas áreas, como o mercado de trabalho, muitas pessoas passaram a buscar no empreendedorismo uma maneira de conseguir sua fonte de renda. No ano de 2020, quando o vírus chegou ao Brasil, o Portal do Empreendedor registrou cerca de 2,6 milhões de microempreendedores individuais (MEI).
Em Aracaju, a Feirinha da Gambiarra, um projeto que já tinha como objetivo movimentar a economia criativa e incentivar os pequenos empreendedores, é um exemplo de que manter o foco e buscar boas estratégias se tornou ainda mais importante.
“Ficou escancarada a necessidade de profissionalizar o pequeno empreendedor para que tenhamos marcas com ciclos de vida maiores, empreendedores mais capacitados e preparados para as mais diversas crises que venham a surgir. Hoje o cenário do empreendedorismo em Sergipe, assim como num retrato do Brasil, se mostra com a grande maioria das pessoas empreendendo por necessidade e não por opção”, pontuou a arquiteta e criadora da Feirinha da Gambiarra, Isabele Ribeiro.
Entendendo que, mesmo com as dificuldades internas da Gambiarra durante a pandemia, era preciso agir de forma estratégica, rápida e assertiva para continuar dando auxílio e suporte aos pequenos empreendedores, a criadora da Feirinha buscou maneiras de reinventar a forma como esse suporte era prestado.
“Durante a pandemia nós agimos muito, com pouco recurso, e conseguimos pleitear alguns editais. Dentro desses editais fizemos feirinhas. Em 2020 lançamos um financiamento colaborativo e conseguimos captar 16 mil reais. Desse valor nós fizemos uma feirinha on-line e conseguimos fazer com que aquela rede de pessoas que ficam nos bastidores da feirinha – técnicos de luz, som, fotografia, vídeo, artistas, assim como os expositores – tivessem dinheiro no bolso”, disse a arquiteta.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade