Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Funcart é resgatado e potencializa o São João em Sergipe


Avatar

Publicado em 22 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Os festejos juninos realizados pelo Governo de Sergipe em 2012 têm um significado especial para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Isso porque, pela primeira vez, boa parte da programação artística desse ano (que é 100% sergipana) foi custeada com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), administrado pela Secult e pelo Conselho Estadual de Cultura.
Até o ano passado, os festejos do Arraiá do Povo, Gonzagão e Centro de Criatividade tinham seus músicos, grupos folclóricos e trios pé-de-serra pagos pelo Fundo de Estadual de Patrocínio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Esta é a primeira vez que a verba destinada ao pagamento desses cachês é originada do Funcart, fundo que era praticamente inutilizado antes da chegada de Marcelo Déda ao Governo do Estado.
Essa realidade mudou e a secretaria potencializou o Fundo e o transformou em uma verdadeira ferramenta em prol da cultura sergipana. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, essa foi uma de suas prioridades ao assumir a pasta.
"Diante da necessidade de fomentar as atividades culturais do nosso Estado e de um orçamento limitado, o Funcart emergiu como uma base de sustentação sólida para as nossas ações, uma vez que ele nos permite executar vários projetos, independente do orçamento da secretaria", explica a secretária.
Eloísa ressalta ainda que a utilização dos recursos do Fundo para financiar eventos que dialogam com a identidade cultural do sergipano tem um grande simbolismo. "Trata-se de um aporte de R$ 350 mil, e esse recurso será totalmente utilizado para a contratação de quadrilhas, bandas de pífano, grupos folclóricos e trios pé-de-serra sergipanos, ou seja, é um reordenamento do papel que o Funcart tinha junto à Secretaria de Cultura", finaliza a secretária.
O Funcart visa aumentar a capacidade de captação de recursos e ampliar os investimentos na política cultural do Governo. Seus fins são diversos, englobando desde a construção e reforma de espaços culturais até o fomento e incentivo das mais diversas linguagens de cultura. Além disso, outras ações são realizadas com o fundo, como a publicação de livros, aquisição de novos materiais para as bibliotecas públicas e restauração de imóveis tombados.
O Funcart é composto por recursos específicos para a área da Cultura, como aluguel dos teatros e bibliotecas públicas para fins particulares e doações de pessoas físicas e jurídicas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade