Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Secult prepara catálogo em homenagem aos 53 anos do Museu Histórico


Avatar

Publicado em 01 de março de 2013
Por Jornal Do Dia


A Secretaria de Estado da Cultura está preparando uma grande programação para a Semana de Museus, que acontece no mês de maio em todo o país, e no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, essas comemorações terão um sentido ainda maior.

É que este ano a unidade comemora 53 anos e para celebrar a data a Secretaria de Cultura irá realizar uma exposição e publicará um catálogo com imagens de peças importantes do modernismo brasileiro. As peças que irão compor a exposição fazem parte do acervo doado pelo artista Jenner Augusto, na ocasião da inauguração do museu desde 1960, e estava há alguns anos na reverva técnica do museu.
Entre as peças, estão seis obras Jenner e mais algumas de Raimundo Oliveira, Tereza D’Amico, Carybé, Samson Flexor, Roberto Montenegro, Inimá de Paula entre outros. Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é muito importante que essas peças sejam expostas ao público.

"Queremos cada vez mais preservar nosso patrimônio, sejam eles os prédios históricos ou o acervo dos nossos museus. Por isso a importância dessa exposição e desse catálogo", argumenta.
Segundo a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, a ideia da exposição e do catálogo surgiu após identificar a importância dessas obras e a necessidade de colocá-las de volta ao olhar do público. "São obras muito importantes para o modernismo brasileiro e que devem ser disponibilizadas ao público", explica.

Sayonara ressalta que dentro do projeto será realizada restauração de alguma dessas peças e a limpeza de outras 12 obras da coleção. Os serviços de restauro incluem troca de moldura, limpeza mecânica, aplicação de verniz, entre outros. Ao todo, 19 obras farão parte da exposição e do catálogo que tem como título: ‘Um museu, uma coleção’.
A exposição e o catálogo estão previstos para serem lançados no dia 16 de maio.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade