Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sesc terá mostra dedicada aos filmes de John Cassavetes


Avatar

Publicado em 03 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


O SESC realiza de 03 de julho a 01 de agosto, no auditório da Unidade Centro, a Mostra de Filmes John Cassavetes –  o cinema independente norte-americano. A abertura oficial do evento acontece às 18h, com a exibição do filme Sombras, e logo após, palestra do professor Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe, com o tema: O cinema independente norte-americano: Um panorama a partir de John Cassavetes.
O cineasta é reconhecido pela crítica norte americana como o pai do cinema independente, devido a sua coragem de produzir um cinema inaugural, mesmo tendo como sombra a indústria cinematográfica de Hollywood.
Segundo Marco Aurélio Lopes Fialho, assessor de cinema do Departamento Nacional do SESC, a obra de Cassavetes constitui-se como fundamental para quem acredita que o cinema é uma arte pautada na criatividade e na liberdade de expressão do artista, e considera como conseqüência desse processo a produção de uma obra possuidora de um poder demolidor e crítico das instituições sociais, assim como os valores que as sustentam, até então considerados por muitos como intocáveis e imutáveis.
"Cassavetes acreditava que o cinema devia, em primeira e última instância, expressar o ser humano como ele se apresentava na vida, isto é, em suas contradições e desintegrações sociais, tanto no mundo do trabalho e do casamento quanto no próprio domínio das artes", disse o assessor.
Para Fialho, a realização do cinema de Cassavetes acontece por meio de uma cumplicidade atroz com seus atores, quase co-realizadores de seus filmes. Prova disso foi à parceria com sua esposa Gena Rowlands e com o amigo Ben Gazarra. Era preciso confiar e acreditar no processo de criação do cineasta, que também foi um ator consagrado por obras como O Bebê de Rosemary e Os Doze Condenados.
As exibições serão abertas ao público gratuitamente e a programação completa está no www.sesc-se.com.br. Vale conferir e participar.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade