Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Vem das nuvens


Avatar

Publicado em 26 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


A fotografia grita

Rian Santos
[email protected]

Aparentemente, meu pai frequentava os botecos errados. Menino, bebi muita espuma de cerveja, a fim de seguir os seus passos. Um violeiro afiado em redondilhas, coberto com a poeira das feiras, nunca encontrei.
O cordelista Eduardo Teles conta que escutou os primeiros versos na bodega da família. Pura sorte. Entre os sergipanos de gerações mais recentes, os livretos de impressão barata são como peças de museu, documentos estranhos ao ambiente doméstico, próprios de outro tempo.
Os cordelistas, no entanto, resistem, fazem versos sobre Deus e o mundo, firmes e fortes, feito Quixotes do sertão. Este, aliás, foi o mote adotado pelo realizador Felipe Moraes no curta metragem ‘Dom Quixote sergipano’ (2018). Mais do que filmar uma entrevista das mais francas com o poeta à frente da editora artesanal Vem das Nuvens, o diretor enquadra o autor em seu habitat natural, num preto e branco repleto de sentido e beleza. Beleza, sim. Entre todas as virtudes do documentário, a fotografia grita.
O curta está a disposição dos curiosos no Youtube. Breve, bem realizado, o filme articula um discurso completo em cada frame. Não há, ali, o que tirar, nem por. De frente para a lente, Eduardo canta, declama e filosofa a respeito de sua poética. Sem perdas de tempo. Sem artifícios. Sem desperdício.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade