Domingo, 22 De Dezembro De 2024
       
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Da polpa ao caroço


Publicado em 31 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Nas entrelinhas do discurso, um gesto político revolucionário (Henrique Chendes)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
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A julgar pelo buxixo nas redes sociais, no rastro do recém lançado Caju, quarto álbum realizado por Liniker, muita gente só descobriu a cantora agora. Ela vive um momento de merecida popularidade. A bem da verdade, no entanto, o seu melhor trabalho foi realizado anos atrás, quando Liniker colocou a voz grave a serviço de grooves bem sacados e versos repletos de poesia.
Liniker não é só uma poeta do lacre. A voz poderosa, educada na boa escola da música negra, de fato pronuncia a existência de muita gente que não se encaixa nos modelos de comportamento concebidos pelo guarda da esquina. Questões de vida e morte ardem na sua pele preta. No entanto, só ela sabe o que lhe arrepia o corpo todo, até o último fio de cabelo. Em tal urgência, no fundo do coração, mora a sua verdade.
‘Goela abaixo’, o segundo disco de Liniker e Os Caramelows, conclama uns e outros a amar devagar, sem nenhuma pressa, com gosto e desembaraço. ‘Bem bom’, por exemplo, menciona o amargo da lágrima na ponta da língua. ‘Textão’ percorre virilhas e reentrâncias, com toda a calma do mundo. O disco inteiro segue nessa toada, repleto de alma e veias latejando. Logo se vê, fala-se aqui do amor físico, o fruto palpável, polpa e caroço.
Mais do que a sensualidade nua e crua dos mortos de fome, ‘Goela abaixo’ transborda pulsão de vida, abraça a manifestação natural do desejo como um dado colhido na experiência real dos homens e mulheres de carne e osso. O cheiro de alguém rima com um beijo guardado no canto molhado da boca. Liniker canta o calor, a brasa acesa que consome o cigarro.
Um disco assim, um elogio lírico ao sentimento dos braços abertos, não seria realizado sem as colaborações afetivas de praxe. A cantora carioca Mahmundi solta a voz na já citada ‘Bem bom’. A faixa que inspirou o batismo do petardo hedonista, ‘Goela’, ganhou um coro feminino de primeira linha, formado por Juliana Strassacapa (Francisco, El Hombre) e Tássia Reis, entre outras.
‘Goela abaixo’ sucede ‘Remonta’ (2016)  e o EP ‘Cru’ (2015), acolhidos pela crítica com algum espanto. Ele mesmo admite que  tudo aconteceu muito rápido. Talvez por isso, tenha optado por respirar “eu fundo”. Nas entrelinhas do discurso amoroso, Liniker ensaia um gesto político revolucionário.
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