Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE


Dados das eleições


Publicado em 28 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


A 72 dias das eleições municipais deste ano são vários os fatos curiosos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo saite oficial do TSE, o Estado de Sergipe, com 75 municípios, tem 219 candidatos a prefeito, 223 candidatos a vice e 5.172 candidatos a vereador. Com isso, Sergipe tem quatro candidatos a vice-prefeito sem candidato a prefeito.

Outra curiosidade é que, pelos dados do TSE, em 24 municípios do interior todos os candidatos a prefeito ainda não tiveram suas candidaturas deferidas por não ter sido julgado algum tipo de processo. Ao lado do nome do candidato está dito "aguardando julgamento".

Os municípios onde todos os candidatos a prefeito aguardam julgamento são: Arauá, Barra dos Coqueiros, Boquim, Campo do Brito, Carmópolis, Cumbe, Estância, Feira Nova, Gararu, Indiaroba, Itaporanga D´Ajuda, Japaratuba, Macambira, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Pedrinhas, Pirambu, Santa Luzia do Ithany, São Domingos, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto e Umbaúba.

Com três candidatos a prefeito, em Arauá aguardam julgamento: Dona Ana (PMDB), Chico Monteiro (PCB) e José Ranulfo (PSB); na Barra dos Coqueiros os três candidatos Airton Martins (PMDB), Gilmar Oliveira (PP) e Gilson dos Anjos (DEM); em Boquim esperam julgamento os três candidatos Jean (PSD), Joel do Pastor (PR) e Chicão Almeida (PT); em Campo do Brito aguardam julgamento os dois candidatos Léo (PSB) e Roque (PSC); em Carmópolis na expectativa do julgamento os três candidatos a prefeito Esmeralda (PT), Pablo Passos (PSL) e Volney Leite (PSC); em Cumbe os três candidatos Ninho do Povo (PTC), Marcelo Moraes (PSD) e Terezinha Moura (PSC).

Em Estância todos os quatro candidatos aguardam julgamento: Carlos Magno (DEM), Gilson Andrade (PTC), Joaldo Santos (PT) e Márcio Souza (PSOL); em Feira Nova aguardam julgamento os dois candidatos Jonas (PRB) e Painho (PSD); em Gararu na expectativa do julgamento os dois candidatos Toinho de Rolemberg (PTdoB) e Elizabeth (PSC); em Indiaroba aguardam julgamento os três candidatos a prefeito Adinaldo (PCdoB), Aías (PSL) e Zé Leal (PT); em Itaporanga estão na expectativa do julgamento os três candidatos Carlinhos da Padaria (PTdoB), Cesar Mandarino (PSC) e Gracinha (PSDB); e em Japaratuba os três candidatos Padre Geraldo (PT), Lara Moura (PR) e Professor João (Psol).

Em Macambira, aguardam julgamento os dois candidatos Luciano de Vital (PT) e Ricardo Alves (PSD); em Nossa Senhora das Dores estão no aguardo de julgamento os quatro candidatos Aldon (PSB), Fernanda Lima (PTB), Fernando Lima (PDT) e Dr. Thiago, também pelo PDT; em Pacatuba todos os cinco candidatos aguardam julgamento: Alexandre Martins (PSC), Diva (PMDB), Edson do Camarão (PMN), Drª Ligia (PP) e Luis Carlos (DEM); em Pedrinhas os dois candidatos aguardam julgamento Zé de Bá (PSD) e Rui Barreto (PSC); em Pirambu os quatro candidatos a prefeito aguardam julgamento: Eliza (PCB), Elinho (PSC), Vado de Gago (PT) e Dr. Nilton (PMDB).

Também em Santa Luzia do Ithany estão na expectativa do julgamento os dois candidatos Edinei Carvalho (PSB) e Paulo César (PSDB); em São Domingos os dois candidatos Robson Mecena (PP) e Pedrinho (PT); em Simão Dias os três candidatos aguardam julgamento Toinho Valadares (PPS), Zé Valadares (PSB) e Marival Santana (PSC); em Siriri estão na expectativa do julgamento os três candidatos Dal (DEM), Zé Rosa (PSB) e Zelina (PRB); em Tobias Barreto os quatro candidatos estão no aguardo do julgamento: Dilson de Agripino, Popeye (PR), Pastor Chicão de Tito (PSOL) e Marcos Andrade (PPS); e em Umbaúba os três candidatos aguardam julgamento conforme site do TSE de ontem: Professor Anderson (PT), Zé de Francisquinho (PDT) e Pedrita de Dona Batista (PHS).

A expectativa do TSE é que até 5 de agosto todos os processos de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador sejam julgados em todo o país.

Estatística
Em Sergipe, dos 219 candidatos a prefeito nas eleições de 7 de outubro deste ano um total de 105 aguardam julgamento que vai deferir ou indeferir suas candidaturas. Os dados estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No aguardo 1
Em Aracaju, dos cinco candidatos a prefeito da capital apenas João Alves Filho (DEM) aparece no site do TSE como candidato que aguarda julgamento da sua candidatura. Em Aquidabã, dos quatro candidatos apenas dois aguardam julgamento: Eurico Souza (PSC) e Carlinhos Santos (PMDB). Em Areia Branca, dos seis candidatos quatro aguardam julgamento: Agripino (PSC), Júnior de Zé da Serraria (PMDB), Dr. João Olim (PSDB) e Renato da Eletrônica (PV). No município de Brejo Grande dos três candidatos dois aguardam julgamento: Anderson (PSB) e Paulinho Tenório (PSC).
No aguardo 2
Em Canindé do São Francisco, dos dois candidatos a prefeito apenas Heleno Silva aguarda julgamento; em Carira, dos três candidatos Gilberto de Tonho de Nelson (PV) aguarda julgamento e Gilma (PSC) teve candidatura indeferida. Em General Maynard, dos dois candidatos a prefeito só Miraldo (PSD) aguarda julgamento. Em Graccho Cardoso, dos dois candidatos aguarda julgamento Cassinho de Quixabeira (PSB); em Ilha das Flores, dos dois candidatos Cristiano Beltrão (PSC) aguarda julgamento; em Itabaiana, dos dois candidatos Luciano Bispo (PMDB) aguarda julgamento.

No aguardo 3

Em Itabaianinha, o candidato Klecinho de Farmacinha (PP) teve nome indeferido com recursos. Em Japoatã, dos três candidatos só Telmo Guimarães (PSC) aguarda julgamento e em Lagarto dos quatro candidatos a prefeito três aguardam julgamento: Valmir Monteiro (PSC), Lila Fraga (PSDB) e Marcelio (PSOL). No município de Laranjeiras, dos cinco candidatos a prefeito dois aguardam julgamento: Dona Martha (PSC) e Dr. Ricardo (PPS). Em Maruim dos dois candidatos só Simião (PSB) aguarda julgamento e em Moita Bonita dos três candidatos só Marcos Costa (PMDB) aguarda julgamento.

No aguardo 4
No município de Monte Alegre, dos três candidatos a prefeito aguardam julgamento de suas candidaturas Geraldo da Farmácia (PT) e Nena (PHS). Em Neópolis, dos quatro candidatos dois aguardam julgamento: Dr. Luizinho (PTC) e Sebastião Martins (PSB). Em Glória, dos dois candidatos apenas Chico do Correio (PT) aguarda julgamento. Em Poço Redondo, dos cinco candidatos só dois estão no aguardo do julgamento: Manoel da Farmácia (DEM) e Roberto Araújo (PT). Em Santana do São Francisco, dos três candidatos só Ernando Silva (PSC) aguarda julgamento.

No aguardo 5
São Cristovão é o município com seis candidatos a prefeito dos quais três estão esperando serem julgados: Betinho (PRB), Armando Batalha (PSB) e Professor Wanderlê (PMDB). Em São Miguel do Aleixo dos dois candidatos a prefeito apenas o Neneca (PSC) aguarda julgamento. Ainda pelo site do TSE, em Santa Rosa de Lima dos dois candidatos – Dudu (PSD) e Valdir (PPS) – aparece ao lado do nome de Valdir a palavra indeferido.

Tranquilos

Os municípios em que todos os candidatos não tem qualquer tipo de problema com a justiça eleitoral e estão com candidaturas asseguradas são: Amparo do São Francisco, Canhoba, Capela, Cedro de São João, Cristinápolis, Frei Paulo, Itabi, Malhada dos Bois, Malhador, Muribeca, Nossa Senhora Aparecida, Nossa senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pedra Mole, Pinhão, Poço Verde, Porto da Folha, Salgado, São Francisco, Telha e Tomar do Geru.

Debate
Os candidatos Almeida Lima (PPS), Vera Lúcia (PSTU) e Reynaldo Nunes (PV) participaram ontem, às 9h, de um debate no Teatro Tiradentes, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito da Unit. Almeida usou o tempo para criticar o candidato João Alves Filho (DEM) que não participou do debate, assim como Valadares Filho (PSB).

Fogo inimigo
Almeida começou criticando João Alves pelo "clima de já ganhou". Depois acusou-o  de destruir 4 km de mangue na Coroa do Meio para beneficiar a elite. Chegou a se referir ao adversário como "João Navalha Alves".

Com Lula
Valadares Filho embarca no domingo à noite para São Paulo visando participar de um café da manhã com o ex-presidente Lula na segunda-feira, no Hotel Mercure. Lula se reunirá com os candidatos a prefeito das capitais pelo PT ou apoiados pelo partido. Na pauta, falar da campanha, gravar e fotografar com o ex-presidente para o período eleitoral.

Eclético
Foi bem eclética a inauguração do comitê de campanha do candidato a prefeito Fábio Henrique (Socorro/PDT), que disputa a reeleição. Entre os que foram prestigiar o ato político o vice-governador Jackson Barreto (PMDB), o senador Valadares (PSB), os deputados federais Valadares Filho (PSB), Márcio Macedo (PT) e Laércio Oliveira (PR). Também presentes o senador Eduardo Amorim (PSC), o presidente do PTB Edvan Amorim e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, além de deputados estaduais.

Veja essa…
Do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) em resposta ao candidato João Alves sobre seu projeto para construir mil vagas de estacionamento no centro da cidade: "João Alves está copiando meu projeto, eu apresentei esse projeto de  estacionamentos de 1.400 vagas no Centro à CDL. O ex-governador está muito defasado com relação à cidade de Aracaju, porque ele está falando de coisas que já estão sendo  feitas".

Curtas
O candidato João Alves faz hoje, às 11h30, panfletagem no bairro Coroa do Meio, em frente ao posto de gasolina da Av. Mário Jorge. Às 19h participa de caminhada e panfletagem no bairro São Conrado. Às 19h30, estará na reunião na Praça do Conjunto Tiradentes. Depois irá para o lançamento da campanha do candidato a prefeito de São Cristovão, Carlos Vilão (DEM).

Já no domingo, João Alves fará caminhada e panfletagem na Feira do Conjunto Bugio a partir das 8h. Na segunda, terça e quarta-feira o candidato do DEM estará fora do Estado.

Na manhã de ontem e início da noite, Valadares Filho e a vice Conceição Vieira fizeram panfletagem na Av. Hermes Fontes. Os dois candidatos, vereadores, militantes e juventudes organizadas entregaram panfletos e fizeram colagem de adesivos nos carros. Eles também participaram de caminhada no Siqueira Campos e da inauguração do comitê eleitoral dos candidatos a vereador Chico Buchinho e Emanuel Nascimento.

Neste sábado, Valadares Filho e Conceição participam de caminhada no Santos Dumont e amanhã no Conjunto Bugio. Será que coincidirá o horário com a ida de João Alves?

Ontem, às 17h, Vera Lúcia participou de panfletagem na Av. Beira Mar, na rótula de acesso à Coroa do Meio e em seguida do lançamento do comitê de campanha dos candidatos a vereador do PSTU no Conjunto Orlando Dantas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE