Danielle Garcia com o candidato a vice-prefeito, Valadares Filho
A CANDIDATA DO CIDADANIA À PMA, DANIELLE GARCIA
Publicado em 04 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
Danielle Garcia com o candidato a vice-prefeito, Valadares Filho
A CANDIDATA DO CIDADANIA À PMA, DANIELLE GARCIA
Na contagem regressiva para o primeiro turno das eleições municipais 2020, o JORNAL DO DIA inicia nesta edição uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Aracaju. Nesse primeiro momento o JD conversou com a candidata Danielle Garcia (Cidadania), que fez composição com Valadares Filho, ex-deputado federal, e líder do PSB. Pela primeira vez pleiteando um mandato a ser definido democraticamente nas urnas, Danielle Garcia se diz pronta para unir a força de vontade em qualificar os setores públicos que envolvem a gestão municipal, bem como buscar caminhos os quais proporcionem um progresso consolidado, transparente, e unilateral aos aracajuanos. Confira:
JORNAL DO DIA – Nesta sexta-feira a Polícia Federal promoveu um novo desdobramento da Operação Raio-X, a qual visa apurar possíveis casos de fraude no Hospital de Campanha de Aracaju. Qual a sua opinião sobre os investimentos aplicados, funcionalidade e investigação por parte da PF?
DANIELLE GARCIA – Infelizmente os escândalos de corrupção e desvios de recursos destinados para o combate à Covid se espalham por todo o Brasil. É impressionante ver como essas pessoas não se sensibilizam nem com o sofrimento das vítimas morrendo sem atendimento.
A Polícia Federal está fazendo seu papel, juntamente com o Ministério Público Federal. É preciso respeitar as instituições e deixá-las executar seu trabalho. Sobre o Hospital de Campanha e os investimentos feitos para o combate à Covid, faltou análise estratégica, planejamento e principalmente, transparência. Isso, infelizmente, custou vidas de aracajuanos. Edvaldo não criou uma vaga de UTI sequer, ao contrário dos demais prefeitos de capitais.
JD – O candidato Rodrigo Valadares (PTB) criticado a chapa Danielle/Valadares é formada pelo falso novo. Como o grupo analisa essas argumentações?
DG – O deputado Rodrigo é uma figura sem credibilidade, que se elegeu com as bandeiras de esquerda e depois se travestiu de bolsonarista. Estou com quem faz a boa política: ética, transparente, eficiente, baseada em dados e evidências. Todos na nossa coligação assinaram compromisso público no sentido de não ter distribuição de cargos e espaços por critérios políticos. Aracaju precisa de uma equipe técnica e eficiente para resgatar a qualidade de vida dos cidadãos.
JD – Nesta primeira semana de campanha foi possível observar populares em vários bairros de Aracaju abraçando sua campanha/caminhada. Por ser nova, nesse tipo de pleito, a quê a senhora avalia esse acolhimento?
DG – A população está visivelmente cansada e quer mudança. Fico feliz com o acolhimento e ao mesmo tempo a minha responsabilidade aumenta ainda mais. A população conhece a minha história, sabe da minha coragem e tem a convicção de que farei o que é certo e necessário para trazer dignidade para suas vidas e reestruturar a gestão municipal.
JD – Em ano pós-pandemia provocada pelo coronavírus, como pretende retomar o crescimento econômico geral, bem como atrair turistas?
DG – A retomada econômica é um dos pilares do nosso plano de governo. Não existe uma solução milagrosa. Precisaremos realizar uma série de ações em paralelo: revisão completa dos gastos e contratos vigentes, para cortar desperdícios e abusos; atração de novos investimentos; disponibilização de microcrédito para micro e pequenos empreendedores através de um fundo de aval; qualificação profissional e benefícios fiscais alinhados com planos setoriais criados junto com os empresários. O desenvolvimento turístico estará integrado às políticas de desenvolvimento econômico e à inovação cultural. Implementaremos medidas de recuperação econômica e fiscal para estes empreendedores e atuaremos ativamente na construção de parcerias com o trade nacional e internacional.
JD – No campo da cultura, educação, esporte e lazer, de qual forma pretende envolver as crianças e adolescentes nesse programa de progresso futuro?
DG – A primeira infância será uma prioridade. Teremos aumento significativo do número de vagas em creche. Iremos reformar as escolas, ampliar seu horário de funcionamento e incluir atividades que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades e competências. Teremos programas de integração das famílias com as escolas para que estes sejam espaços de aprendizagem coletiva. Crianças e jovens terão melhores espaços públicos para brincar e fazer esportes, pois iremos reformar e garantir segurança para praças e quadras que estão, na sua maioria, completamente abandonadas. Para os jovens, teremos ainda um centro de referência com profissionais de múltiplos setores para atendimento e aconselhamento. Os jovens também terão espaço para participação ativa nos conselhos regionais, ligados às prefeituras regionais que serão implantadas para aproximar a gestão municipal da população.
JD – Desde o início da pré-campanha, a sua coligação alega enfrentar dificuldades para acessar documentos no portal da transparência, inclusive buscando a justiça para ter direito aos conteúdos. Esses impasses permanecem? Como pretende facilitar esse tipo de acesso aos contribuintes, bem como atrair a imprensa para que a gestão seja marcada pela transparência?
DG – É um absurdo a falta de transparência da atual gestão. Essa não é uma dificuldade exclusivamente do [Partido] Cidadania. Aracaju é um dos municípios com menor transparência do país nos gastos relacionados à pandemia segundo a instituição Open Knowledge Brasil. Na nossa gestão, além de uma plataforma de transparência mais acessível para a população, teremos uma unidade de controle interno e compliance. Outra forma de garantia da transparência será através das Prefeituras e Conselhos Regionais.
JD – Reajuste do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e reforma administrativa. Será possível resolver essa questão nos dois primeiros anos de gestão?
DG – Iremos dialogar com a Câmara de Vereadores para que possam ser resolvidos num curto espaço de tempo. O nosso papel faremos: apresentaremos com celeridade os projetos para mudar a cara de Aracaju. Tenho certeza que com coragem, trabalho duro e transparência nós vamos devolver para os aracajuanos a melhor Capital para se viver.