Tinindo (Ricardo Stuckert)
De imagens e palavras
Publicado em 22 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
O fotógrafo Ricardo Stuckert é, talvez, o profissional mais necessário de todo o staff presidencial neste terceiro mandato de Lula. Se o presidente tropeça no banheiro, sábado à noite, o primeiro compromisso oficial, segunda-feira, logo cedo ,é com as lentes da opinião pública.
Para todos os efeitos, Lula está tinindo. E o registro realizado ontem por Stuckert é a maior prova. Mais do que o boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde ele foi atendido, após infeliz acidente doméstico, é a imagem de um senhor bem disposto, sentado à mesa,entre dois servidores atentos, que tranquiliza os simpatizantes do governo e se antecipa a especulações inevitáveis sobre a saúde do presidente.
Sim, uma imagem ainda vale mais do que mil palavras. Operário do texto, eu resisti o quanto pude antes de aderir ao álbum de foto sde Zuckerberg, o já ultrapassado Instagram. Preocupava-me, então, a situação do verbo soterrado por filtros e selfies.
Demorei a perceber que o textão do Facebook era mais nocivo para uma compreensão abrangente do mundo do que o reflexo apagado da lua capturado pela câmera vagabunda de um aparelho celular, ao cair da tarde. Hoje, perco o sono, por assim dizer, com a indisposição generalizada para qualquer discurso elaborado. A simplificação mais bruta é a única regra.
Passo de Lula para Emília Corrêa. E, desta, para Luiz Roberto, seu oponente na disputa pela prefeitura de Aracaju. Impressiona-me, na campanha dos prefeituráveis da capital sergipana, a pobreza da linguagem adotada nas redes sociais. Não espero dos candidatos a eloqüência de um Marcelo Déda, seria pedir muito. Também não se exige do marketing eleitoral, submetido ao rigor dos prazos mais apertados, o deslumbramento visual próprio da obra de Leni Riefenstahl. Cá na aldeia, entretanto, os votos são disputados com requebros de cintura e versos de arrocha.
Sim, chegamos a tal ponto. Aos progressistas da terrinha, resta apenas o consolo da tal fotografia. Teorias da conspiração já devem estar circulando, ludibriando os incsutos. Até segundo aviso, no entanto, Lula está bem.