Decisão sobre greve no Cirurgia é adiada para hoje
Publicado em 18 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
A decisão de confirmar ou suspender de uma greve dos funcionários do Hospital de Cirurgia ficou para a manhã de hoje, depois de a associação da categoria ter dado um prazo de 24 horas para que a direção da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia (FBHC) pague a segunda parcela do 13º salário do ano passado. O benefício está atrasado desde o dia 20 de dezembro, o que levou a categoria a marcar para às 10h de ontem o início de uma greve por tempo indeterminado.
O presidente da Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital de Cirurgia, José Cícero dos Santos, informou que os funcionários decidiram prorrogar o prazo dado à direção para atender a um pedido do secretário estadual de Saúde, José Almeida Lima. Ao participar de uma assembleia da categoria, na última terça-feira, Almeida assegurou que o governo do estado busca um acordo para que a Prefeitura de Aracaju repasse R$ 3,5 milhões referentes a dívidas anteriores com o Cirurgia, mas adotará outra alternativa para garantir o depósito dos benefícios nas contas dos funcionários. A previsão é de que o dinheiro seja pago até a manhã de hoje.
No começo deste mês, o Estado assumiu a gestão do contrato de prestação de serviços do Cirurgia ao Sistema Único de Saúde (SUS), depois de uma série de paralisações do atendimento aos pacientes do hospital. O contrato era gerido pela PMA, de quem a FBHC reclama uma dívida total de cerca de R$ 20 milhões. O Município nega a dívida e o impasse resultou no rompimento do contrato entre as partes.