Decreto também foi prorrogado em Aracaju
Publicado em 08 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Seguindo o exemplo do Estado, a Prefeitura de Aracaju prorrogou o seu decreto de emergência e as medidas de distanciamento social para o enfrentamento ao coronavírus. Continua suspenso, até o dia 18 de maio, o funcionamento do comércio em geral, de shoppings centers, academias, teatros, casa de shows e bares. O prefeito Edvaldo Nogueira fez o anuncio ontem, após uma nova reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Também ficou estabelecida uma nova distribuição de kits da alimentação escolar aos 32 mil alunos da rede municipal de educação, a partir do dia 11.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito também divulgou os dados atualizados de covid-19: nesta quinta, foram confirmados 157 novos casos da doença na capital sergipana. Edvaldo também se solidarizou às famílias das pessoas que vieram a óbito. Do início da pandemia até esta quarta, dez pessoas morreram em Aracaju por coronavírus. "Lamento profundamente pelas mortes registradas em nossa cidade desde o início da pandemia. Quero me solidarizar, levar o meu abraço às famílias enlutadas dessas 10 pessoas e dizer que o sentimento que cada uma delas sente é o mesmo de todos nós, de pesar", declarou.
Diante deste quadro, o prefeito justificou a manutenção do decreto. "O surgimento de 157 novos casos em um dia nos mostra o crescimento da epidemia na cidade. Por isso se torna necessária a manutenção das medidas de distanciamento social, que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. O número de casos tem aumentado cada vez mais e não podemos permitir que ocorra uma explosão, causando danos ao sistema de saúde. Temos visto que várias capitais brasileiras já vivem esse momento, de falta de leitos de UTI e de leitos clínicos para tratar as pessoas. Não queremos que o mesmo aconteça em Aracaju. Então prorrogamos o decreto até o dia 18 e vamos intensificar a fiscalização para que as aglomerações não ocorram", disse.
Na nova atualização está mantido o uso obrigatório de máscaras pela população em locais públicos, a exemplo do transporte coletivo. Além disso, restaurantes e lanchonetes podem continuar as suas atividades através do sistema delivery. Também continua proibida a realização de eventos e a prática de atividades em parques, praias e áreas de lazer da capital. O transporte público funcionará nos dias da semana com 70% da frota. Aos finais de semana e feriados, circulará com 50% da frota.