Defesa Civil diz desconhecer venda de água
Publicado em 13 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Monique Oliveira
moniqueoliveira@jornaldodiase.com.br
A Defesa Civil Estadual esclareceu ontem que não tem conhecimento sobre uma possível comercialização de água em municípios do sertão. Mesmo assim irá encaminhar a denúncia feita por alguns candidatos a prefeito na região, para o Exército Brasileiro, que hoje é responsável pela Operação Pipa em Sergipe.
No estado, mais de 100 mil pessoas sofrem com a seca. De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC), tenente-coronel José Erivaldo Mendes, a situação pode se agravar em virtude das poucas chuvas de julho e agosto. "Setembro não é o mês de normalidade. Pelo contrário, inicia o período de queda dos índices pluviométricos na região", ressaltou o militar.
Além da Bolsa Família, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, a Bolsa Estiagem, ou Auxílio Emergencial, integra a renda dos agricultores sergipanos de municípios em estado de emergência ou atingidos por desastres.
Atualmente estão sendo contempladas 16.308 famílias nos 18 municípios sergipanos em estado de emergência pela seca: Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
Operação carro-pipa – No dia 5 de março o Exército iniciou a operação carro-pipa em quatro municípios sergipanos. A distribuição de água ocorre em Gararu, Frei Paulo, Poço Redondo e Poço Verde. Em Frei Paulo a ação foi realizada até o dia 15 do mesmo mês, já nos demais municípios a distribuição encerrou no dia 26 de março.