A seleção brasileira de handebol feminino é uma das favoritas ao título de campeã dos XX Jogos Sul-americanos Escolares
Delegação Brasileira já está em Aracaju
Publicado em 05 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Com 180 atletas praticantes de diversas modalidades esportivas, desembarcou na manhã desta quinta-feira 4, em Aracaju, a delegação brasileira que participará dos XX Jogos Sul-Americanos. Atletas e dirigentes brasileiros ficarão hospedados no Prodigy Hotel, na Barra dos Coqueiros.
Junto com os brasileiros desembarcaram Juan Carlos Peña Quintero, vice-ministro da Colômbia e o ministro de carreira, do Ministério das Relações Exteriores, Vilmar Coutinho. Eles participam na manhã desta sexta-feira 5, da Assembleia Geral dos ministros dos países participantes da competição.
Os ilustres visitantes foram recebidos no Aeroporto de Aracaju pelo presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o sergipano Antônio Hora Filho e o Secretário Executivo da CBDE, Robson Aguiar.
De acordo com o presidente Antônio Hora, para os sergipanos é um motivo de orgulho realizar um evento da magnitude dos jogos Sul-Americanos Escolares nesta cidade "É uma honra imensa, receber atletas e dirigentes de 11 países da América do Sul. Tenho certeza que desses jogos sairão os futuros atletas da nossa Seleção Brasileira. Um exemplo é a jovem nadadora Sara Marques, que integra a Seleção Brasileira de Natação e foi campeã sul-americana, em Natal", lembrou Antônio Hora.
De acordo com Sani Marques, irmã mais jovem de Sara Marques, participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares, principalmente na sua cidade é a oportunidade de mostrar para seus conterrâneos suas habilidades como atleta. A adolescente tem 13 anos, sonha em se tornar uma profissional e integrar a seleção brasileira da modalidade.
Segundo a baianinha Amanda Stein, da seleção de handebol, artilheira de todas as competições escolares que já participou, o Brasil está muito bem nessa modalidade e pode se muito bem se sagrar campeã da competição. Ela espera para aumentar as chances de se tornar uma atleta profissional. "Eu quero muito ser uma jogadora profissional e aqui, nós temos um pouco do que vão ser as competições, quando subirmos de categoria", disse a jogadora.
A delegação brasileira com os atletas de São Paulo só chegou em Aracaju no período da tarde. De acordo com o delegado Mabilde Amorim, a seleção de Basquete está chegando para manter a hegemonia e levantar mais uma vez, a taça de campeão. "Para esta competição, o estado está mantendo a base dos jogos realizados em Mar Del Plata na Argentina quando nos tornamos campeões", afirmou Mabilde.
Os Jogos Sul-Americanos Escolares tem seu início marcado para esta sexta-feira 05 e a estreia do Brasil é no futsal feminino contra o Uruguai, às 09h00, no Ginásio do Salesiano.