Arma e drogas apreendidas durante operação do Denarc.
Denarc apreende metralhadora em operação que terminou com suspeito morto
Publicado em 26 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Uma operação deflagrada ontem pelo Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (Denarc) resultou na apreensão de uma metralhadora 9 milímetros que estava com um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação policial aconteceu em Estância (Sul) e também causou a apreensão de pelo menos cinco tabletes de cocaína. O suspeito identificado como André Santos Lima, o André Gordo, morreu durante as buscas. Segundo a polícia, Gordo estava prestes a fazer uma entrega de drogas e teria reagido ao cerco dos policiais, no qual acabou baleado e morto.
A Polícia Civil informou que a operação se deu a partir de investigações coordenadas pelo delegado André David, do Denarc, e que as diligências iniciais mostraram uma relação entre o aumento do número de homicídios na cidade e a disputa de território por grupos envolvidos com o tráfico de entorpecentes na região Sul do estado.
A partir daí, o Denarc aprofundou os trabalhos e descobriu que André Gordo tinha uma aparente influência num grupo criminoso da região. “Ele era um elemento que causava temor na comunidade local. Ele agiotava com o dinheiro do tráfico, tirava as pessoas de suas residências, tomava as residências das pessoas, numa forma de saldar dívidas que elas tinham com ele. E também fomentava o tráfico local, bem como os homicídios que estavam ocorrendo”, citou o delegado André David, do Denarc.
Ao saber que o próprio suspeito faria uma entrega, Assim, o Departamento montou uma operação, para frustrar a entrega, em Estância, e em seguida, o confronto aconteceu e o suspeito morreu a caminho do hospital. Com ele, o Denarc apreendeu uma metralhadora 9mm e quantidade de cocaína, que está sendo levada para a capital, visando a pesagem na sede do Denarc.
A suspeita da polícia é de que o grupo que André fazia parte disputava o comando do tráfico de drogas em Estância com outra facção, o que culminou no aumento de homicídios na localidade. Ainda de acordo com as investigações, André tinha passagem policial pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, tendo sido detido pelo Cope no passado. O Denarc informou que a operação terá continuidade, com o objetivo de desarticular toda a quadrilha ligada à André Gordo e a seus rivais.
Prensa de cocaína – Em outra operação, no último final de semana, agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5° BPM) apreenderam aproximadamente 4,5 quilos de cocaína e uma prensa hidráulica com capacidade para 60 toneladas no Povoado Caueira, município de Itaporanga D’Ajuda.
As equipes receberam denúncias de que havia uma residência naquela localidade onde era realizado o armazenamento e distribuição de drogas. Após identificação do local, foi montada uma vigilância para verificar a movimentação. Os policiais então avistaram um indivíduo que entrava e saía da casa com frequência.
Segundo a policia, o suspeito saiu bastante nervoso com uma sacola, momento em que os policiais tentaram abordá-lo. Porém o suspeito entrou correndo na casa, pulou o muro e fugiu. Ao adentrarem na residência, os policiais encontraram os materiais ilícitos, onde foi realizada a apreensão e condução à unidade policial para os procedimentos cabíveis. As investigações continuam em andamento para identificar e prender o indivíduo que fugiu e demais envolvidos nos crimes relacionados a este fato.