A PEC tem por finalidade, corrigir uma situação relacionada à própria composição do Tribunal de Justiça. Foto: Jadilson Simões
Deputados aprovam em 1º turno PEC sobre composição do Tribunal de Justiça
Publicado em 12 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Foi aprovada por maioria na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Proposta de Emenda à Constituição Nº 1/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 104 da Constituição Estadual, corrigindo uma distorção constitucional. A PEC dá direito ao Tribunal de Justiça de Sergipe fazer uma adequação na sua composição, levando-se em consideração a realidade processual.
Mesmo com a aprovação em 1º turno na votação desta quarta-feira, 11, o TJSE precisa enviar à Alese, um Projeto de Lei manifestando a necessidade de aumentar o quantitativo de desembargadores, que atualmente é de 13 e o número proposto.
A PEC tem por finalidade, corrigir uma situação relacionada à própria composição do Tribunal de Justiça. Para se ter uma ideia, à época, o dispositivo limitava o número de desembargadores.
De acordo com o artigo 104 da Constituição Estadual, “o Tribunal de Justiça, com sede na capital do Estado, tem jurisdição em todo o território estadual e se compõe de 13 desembargadores, escolhidos dentre juízes de direito, membros do Ministério Público e advogados, com observância do disposto no art. 109 desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 24, de 10 de agosto de 2000)”.