Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


Desempenho do PT


Avatar

Publicado em 28 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


A Folha de São Paulo de ontem publica matéria intitulada "PT se preocupa com desempenho ruim no Nordeste". A matéria mostra que o baixo desempenho dos candidatos petistas em pesquisas eleitorais feitas no Nordeste acendeu o sinal de alerta na cúpula da sigla.

Os levantamentos indicam que, apesar de ter candidato próprio em 7 das 9 capitais da região, em só uma, Recife, o partido lidera, com Humberto Costa, que no entanto caiu oito pontos percentuais desde o início da disputa.

Enfatiza a matéria que nas outras duas capitais os candidatos apoiados pelo PT também enfrentam dificuldades. Em Maceió, o pedetista Ronaldo Lessa está em empate técnico com o tucano Rui Palmeira. Em Aracaju, Valadares Filho (PSB) está mais de 40 pontos atrás de João Alves Filho (DEM).

Destaca que a importância estratégica do Nordeste se evidenciou na eleição presidencial, na qual Dilma venceu em todos os Estados da região e conquistou 18 milhões de votos, mais que o dobro do tucano José Serra.

De acordo com a matéria, o PT não aponta causas para o atual cenário, mas alguns fatores ajudam a explicá-lo. Nelson Pelegrino, candidato petista em Salvador, não decola devido ao efeito negativo das greves dos professores no Estado comandado por Jaques Wagner (PT), segundo integrantes do partido.

Revela que no Recife o efeito do racha entre PT e PSB, do governador Eduardo Campos, é tido como um dos elementos da queda de Humberto Costa. Já o candidato do partido em Fortaleza, Elmano de Freitas, passaria pelo mesmo problema de Fernando Haddad em São Paulo: ainda não é conhecido pelos eleitores.

A conjuntura foi apresentada nesta semana em reunião da cúpula do PT em São Paulo, quando o comando do partido se debruçou sobre dados das disputas em todo o país. "Temos de mobilizar as lideranças para fazer acompanhamento minucioso e tentar reverter alguns cenários", disse o coordenador da bancada do Nordeste e vice-presidente do PT, José Guimarães (CE). "Temos potencial, mas os candidatos ainda não decolaram. Não deixa de ser um sinal de alerta."

Antes disposto a atuar apenas em algumas cidades -como São Paulo, Recife e Belo Horizonte- o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recrutado para ajudar Pelegrino na Bahia. Também serão convocados a participar das campanhas na região os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Paulo Bernardo (Comunicação) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Com a luz amarela acesa nas eleições municipais deste ano, o PT realmente precisa fazer uma grande reflexão em todo o país. Até porque em 2014 tem eleição para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Tréplica 1
Como a coluna tinha anunciado, o presidente do PTB Edvan Amorim foi ontem à rádio Princesa FM, de Itabaiana, responder as declarações do governador Marcelo Déda (PT) que na sexta-feira passada esteve na emissora respondendo as acusações do próprio Amorim na rádio Capital do Agreste.

Tréplica 2
Começou respondendo a colocação de Déda que pediu para o povo comparar quem é Marcelo Déda e Edvan Amorim, já que Sergipe é pequeno e todos se conhecem. Disse: "O governador tem razão quando diz que nós somos diferentes. Sergipe inteiro conhece mesmo Edvan e Déda. Edvan tem palavra e cumpre compromisso. Essa foi a coisa mais certa que Déda falou".

Téplica 3
Fazendo referência a diversas passagens do relacionamento político entre os dois, Edvan lembrou que o comportamento de Déda era bem diferente antes do rompimento político ocorrido em fevereiro deste ano por conta da eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em um ano. "Durante os seis anos em que apoiei o governo eu não tinha defeitos, era um cara legal. Agora sou acusado de várias coisas", afirmou, enfatizando que  os ataques de Déda não o intimidarão e que "sempre fui comedido, mas o governador vem tentando denegrir a imagem dos irmãos Amorim e não ficará sem resposta".

Tréplica 4
Com relação ao apoio de Déda ao prefeito Luciano Bispo (PMDB/Itabaiana) nas eleições deste ano, Edvan afirmou a Edivanildo Santana: "Déda, depois da eleição na Assembleia, acertou o apoio a Luciano. Eu não acho que esse tipo de apoio em vésperas de eleição é correto. Quem se elege tem que governar os 365 dias de cada ano e não fazer acordo de 4 em 4 anos. Considero isso oportunismo em período eleitoral e isso não leva benefícios para a população".
Tréplica 5
Revelou Edvan que o ideal seria que as obras prometidas fossem realizadas. "Eduardo (Amorim, senador da República) colocou emenda para liberar R$ 18 milhões para o Ceasa em Itabaiana. E não havia projeto por parte do governo estadual. Eduardo era deputado federal e, até hoje, nada. Faltam apenas dois anos e quatro meses até o final do mandato. Como acreditar que ele vai fazer o Ceasa depois desse tempo todo? A mesma coisa é a reforma do Murilo Braga. Há mais de dois anos que Déda falou que ia reformar. E nada até hoje".

Tréplica 6
Com relação à declaração de Déda de que pensou que o símbolo do peixe do PSC era de um peixe cristão, mas que em Sergipe era o símbolo de um peixe traíra, Amorim declarou: "O governador fala isso em Itabaiana. Em Canindé e Lagarto fala outra coisa. Em Canindé e Lagarto ele vai carregar a bandeira dos traíras? Acho que Déda anda meio atrapalhado, fora do tempo".
Tréplica 7
Amorim também considerou o governador contraditório com relação ao seu envolvimento na caso Banestado. Foi quando declarou: "Em Aracaju Déda cita João Alves, mas em Itabaiana ele só falou em Amorim. É assim: em cada local ele fala conforme a conveniência. Talvez ele não pudesse falar por conta de quem estava ao seu lado. Em junho de 2004, o Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, retirou os nomes de José Edvan do Amorim e de João Alves dessa pendenga do Banestado. Eu, Edvan Amorim, não tenho nada a ver com isso. E o que o governador veio fazer aqui foi requentar notícia velha".

Tréplica 8
Depois de falar de problemas na saúde e da não construção do Hospital do Câncer, Amorim afirmou: "Um governador que diz que realizou tanto por Itabaiana, porque será que as propagandas eleitorais do candidato que ele apóia não têm a foto dele. Em Itabaiana ele disse que quer me derrotar. Então, nada do que ele falar sobre mim ficará sem resposta. Eu não faço jogo duplo. O meu discurso é um só. Por isso, vim aqui desmentir o governador", encerrou.

Novo cidadão
A Câmara Municipal de Aracaju entrega, às 10h de hoje, ao professor Paulo Rafael Monteiro Nascimento o Título de Cidadão Aracajuano. A homenagem foi proposta pelo vereador Juvênio Oliveira (DEM). Natural do Rio de Janeiro, Paulo Rafael está radicado em Aracaju desde 1986. Engenheiro eletrônico, administrador e especialista em Gestão Empresarial, o mais novo cidadão aracajuano é diretor da Faculdade Estácio FASE.

Decisão 1
Membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe deram ontem provimento ao recurso para deferir os pedidos de registro da candidatura de Rui Barreto da Silva e José Kléber de Santana Fonseca, aos cargos de prefeito e de vice-prefeito, respectivamente, e o registro da chapa majoritária da Coligação "Pedrinhas Voltará a Crescer" no Município de Pedrinhas, nas eleições de 2012.  O pedido de inelegibilidade da candidatura de José Kleber foi baseado na lei da ficha limpa.

Decisão 2
Também ontem os membros do TRE deram provimento ao recurso para deferir os registros de candidatura de José Roque e José Carlos da Rocha,  respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Campo do Brito nas eleições deste ano. O Ministério Público Eleitoral pediu  a inelegibilidade da candidatura de José Roque baseado na lei do ficha limpa, o juiz de primeira instância indeferiu o registro, o candidato a prefeito recorreu e o TRE acatou seu recurso.
Registro
Em sessão que entrou pela madrugada da última sexta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cumpriu o prazo de julgamento dos recursos de registro de candidaturas das Eleições 2012 no Estado, nos termos da Resolução nº 23.341 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a Secretaria Judiciária da corte paraense, 940 recursos eleitorais foram autuados pelo tribunal.  O TRE de Sergipe ainda está julgando os recursos.

Veja essa…
Do vice-presidente do PT em Itabaiana, Naldinho Prada, mediante as críticas de Edvan Amorim na Princesa FM, de que o governo Déda não fez obras estruturantes em Itabaiana e deixa a saúde um caos: "Dizer que Déda não fez nada por Itabaiana é achar que o povo é besta. Todos estão vendo as obras do governo. Déda drenou, asfaltou e está construindo um hospital, reformou e ampliou o estádio Presidente Médici, está implantando o Distrito Industrial de Itabaiana, o Ceasa é uma obra garantida. Eu pergunto o que é estruturante para o senhor? Porque o seu irmão foi secretário da Saúde e até onde eu sei nenhuma parede aqui do hospital ele pintou, nenhum banheiro ele consertou. Então, criticar um governo que construiu mais de 100 Clínicas de Saúde da Família e alguns hospitais regionais no Estado, que vai desafogar o João Alves, e dizer que o governo não faz obras estruturantes para o Estado e Itabaiana  é um equívoco".

… e essa …
Disse ainda Naldinho em resposta a Amorim: "O cúmulo do desrespeito ao posicionamento. Vamos lembrar que em 2008 o seu irmão estava no palanque de Maria Mendonça e o senhor estava ajudando Luciano Bispo. O senhor em Itabaiana teve duas vertentes: apoiou de um lado a deputada Maria Mendonça e do outro Luciano. É assim que o senhor opera política em Itabaiana e no Estado: tendo dois palanques. Lembro-me muito bem que sofremos com Marcelo Déda, que sempre teve posição clara em Itabaiana, votando em Maria Mendonça, contrariando até mesmo a opinião do partido. O senhor não. A gente sabe que em várias cidades o senhor tem dois palanques, ajudando um e outro visando, obviamente, seu projeto político individual e do seu grupo".

Curtas
O programa eleitoral de ontem no rádio e na televisão do candidato João Alves Filho (DEM) criticou a saúde, com falta de médicos e medicamentos, e firmou compromisso de que a saúde de Aracaju será prioridade no seu governo e funcionará em nível de excelência. A senadora Maria do Carmo apareceu, testemunhou os problemas da saúde que ouviu das pessoas nos bairros e disse que estava feliz em saber que o marido vai resgatar o Pró-Mulher, Pró-Saúde.

O candidato Almeida Lima (PPS) voltou a alfinetar João Alves. Falou do Polo Cloroquímico criado pelo então governador, com a proposta de investimento de R$ 1 bilhão e geração de 12 mil empregos no Estado. No local que seria o polo, mostrou que só existe destruição e mato. "Essa obra foi João quem fez. É o governo da destruição e vendedor de ilusão. Quanta enganação. Alguns ainda dizem: volta João! Voltar para fazer isso? Levem a sério essa eleição. Tenham juízo!".

A candidata Vera Lúcia (PSTU) bateu nos candidatos João Alves e Valadares Filho. Disse que era uma alternativa ao PT e PCdoB e a um candidato que foi prefeito e governou o Estado por três mandatos, mas só favoreceu os ricos e empresários, esquecendo os pobres. Depois indagou: você vai querer isso de novo? Finalizou dizendo que os trabalhadores estão prontos para governar.

Reynaldo Nunes, candidato do PV, criticou o sistema de transporte na capital que considerou um dos piores do país. Disse que o projeto de implantação do VLT (apresentado pelo candidato Valadares Filho) já fazia parte do seu projeto de governo.

O programa de Valadares Filho foi uma repetição do primeiro, onde ele mostrou que tem a juventude, a garra e a experiência, que é hora de avançar e não retroceder. Mostrou imagens e depoimentos dos grandes aliados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE