Domingo, 21 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Deso adverte que gotejamento de torneira pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia


Publicado em 20 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Uma torneira que pinga uma gota a cada segundo é capaz de desperdiçar, diariamente, 46 litros de água. Por mês, o volume chega a 1.380 litros. Os dados são do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com base nos quais a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) adverte que a população esteja atenta aos vazamentos hídricos das torneiras.
Considerando o desperdício mensal de 1.380 litros, conforme o quadro tarifário da empresa, isso pode custar ao cliente mais R$ 10,22 na fatura, valor cobrado por m³ – metro cúbico –, na faixa de consumo de 11 a 20 m³. Quanto maior é a utilização da água, mais alta é a taxa por m³, que é somada à tarifa mínima – R$ 45,68, referente ao uso de até 10 m³ de água por mês.
A assessora técnica da Diretoria de Operação e Manutenção (DOM) da empresa, Alessandra de Carvalho Costa, ressaltou que os clientes da empresa devem observar atentamente o funcionamento das torneiras do imóvel, e realizar manutenções quando necessário.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade