Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aracaju inicia neste sábado vacinação de crianças com comorbidades


Avatar

Publicado em 15 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


(Agência Brasil)

Aracaju iniciará a partir deste sábado(15) a vacinação das crianças, de 5 a 11 anos, contra a covid-19. Nesta primeira fase, receberão a primeira dose o público infantil que tenha comorbidades e deficiência permanente – auditiva, visual, motora e mental. A vacina será disponibilizada em três Unidades Básicas de Saúde no fim de semana e em oito UBS’s durante a semana. O anúncio da nova etapa do calendário vacinal foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta sexta-feira (14), através das suas redes sociais.
A vacinação infantil terá início neste fim de semana, com horário diferenciado, e em três unidades básicas: Carlos Hardman (Soledade), Geraldo Magela (Orlando Dantas) e João Bezerra (Areia Branca). No sábado (15), a imunização será de 13h às 18h e no domingo (16), de 8h às 13h. Já nos dias seguintes, de 17 a 21 de janeiro, serão ofertadas oito UBS’s: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Areia Branca). Nestes locais a imunização ocorrerá de 8h às 15h.
Para receber a primeira dose, o pai ou responsável deverá estar munido da carteira de vacinação da criança, documento de identificação, com foto, da criança e do responsável, comprovante de residência de Aracaju, além de um relatório médico atualizado com CID, assinado pelo médico. As crianças que fazem acompanhamento na rede municipal da capital e estão cadastradas no Prontuário Eletrônico, com a comorbidade descrita, não precisam apresentar o relatório.
A vacina contra a covid-19 em crianças não pode ser administrada junto com outro imunizante. Neste sentido, a recomendação do Ministério da Saúde é que haja um intervalo de 15 dias para administração do imunizante. Neste grupo, das crianças de 5 a 11 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose será de oito semanas.

Poucas doses – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu na tarde desta sexta-feira (14), a primeira remessa de vacinas pediátricas contra a Covid-19, contendo 14.600 doses. Os imunobiológicos da fabricante Pfizer são destinados à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde a Sergipe, representa apenas 6% do necessário para imunizar todo o público-alvo, que é de aproximadamente 240 mil crianças.
A SES em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, com o Colegiado Intergestores Estaduais (CIE), pactuou com os gestores municipais que, dentro da faixa-etária determinada (crianças de 5 a 11), os primeiros grupos a receberem as doses pediátricas em Sergipe serão: índios aldeados, as crianças com deficiência permanente e com comorbidade (Síndrome de Down, autismo, doenças neurológicas e outras). Também ficou acordado que a Secretaria, através da Central de Imunização distribuirá as vacinas neste sábado (15).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade