Quarta, 17 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Câmara analisa projeto que concede pensão aos herdeiros de Genivaldo


Avatar

Publicado em 16 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


No dia 25, foram ouvidas apenas duas testemunhas de defesa, pois a audiência teve que ser suspensa, em decorrência de um problema de saúde apresentado por um dos réus, que foi conduzido para atendimento médico em hospital da capital sergipana.

O Projeto de Lei 1390/22 concede pensão especial, mensal e vitalícia, aos herdeiros de Genivaldo de Jesus Santos, vítima de tortura e morte pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 25 de maio de 2022, na cidade de Umbaúba, em Sergipe.
Pela proposta, o valor será equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social, atualizado pelos mesmos índices e critérios dos benefícios da Previdência. O valor será dividido em partes iguais entre os herdeiros de Genivaldo, mas a pensão não poderá ser transmitida aos herdeiros dos beneficiários.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto também concede indenização no valor de R$ 1 milhão, dividido em partes iguais, aos herdeiros de Genivaldo. A despesa decorrente das medidas correrão à conta do programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.

Responsabilidade do Estado – “As imagens veiculadas amplamente na mídia transparecem a negligência e brutalidade na abordagem policial, que resultou na morte por ‘insuficiência aguda secundária e asfixia’ da vítima, que sofria de transtorno mental”, afirmam os autores da proposta, deputados do PT Reginaldo Lopes (MG), João Daniel (SE) e Márcio Macêdo (SE), no documento que acompanha o projeto.
“A abordagem truculenta com resultado na morte é evidentemente bárbara, irresponsável e de responsabilidade objetiva do Estado, uma vez que a vítima não representava nenhum perigo à sociedade, estava rendida e imobilizada”, continua o texto.
Segundo os parlamentares, conceder indenização e pensão de caráter vitalício e indenizatório aos herdeiros é uma das formas de o Estado brasileiro reconhecer que falhou no combate ao racismo em nossa sociedade e na proteção à vida de Genivaldo de Jesus Santos.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade