Quarta, 17 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Defesa Civil emite alerta de chuvas até domingo


Avatar

Publicado em 20 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Aspecto da reunião de Edvaldo com integrantes do Comitê de Crise. Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, nesta quinta-feira (19), com os membros do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura. No encontro, o gestor da capital pediu “máxima atenção” aos órgãos operacionais da administração municipal nas próximas 72 horas, diante da possibilidade de chuvas intensas na cidade. De acordo com os institutos meteorológicos, a previsão é de que seja registrada uma média de 130 mm de chuva até o próximo domingo, em Aracaju. Diante disso, Edvaldo reforçou que as equipes devem se manter “atentas para dar respostas rápidas à população, com a mesma efetividade que têm atuado nos últimos anos”.
“Estamos acompanhando as mudanças climáticas em todo o país, cidades com temperaturas que nunca tiveram e situações adversas sendo registradas. Por isso, diante do alerta que foi emitido, prevendo um volume expressivo de chuvas em nossa capital nos próximos dias, convoquei esta reunião, para pedir a todos que tenham atenção redobrada. Temos que estar sempre um passo à frente, nos antecipando aos acontecimentos e olhando para os fatos com acuidade e determinação, como sempre fizemos”, destacou o prefeito.
O prefeito orientou, ainda, secretários e coordenadores a priorizarem as ações preventivas nas áreas mais frágeis da cidade, evitando possíveis transtornos aos aracajuanos. “A prevenção é fundamental. Temos que estar atentos porque a lógica climática não é mais a mesma, em nenhum lugar do país. É necessário pensar diferente para avançar nas iniciativas. Conseguimos elevar muito a nossa taxa de resolutividade nos últimos anos e devemos nos manter da mesma forma. Aproveito para, ao mesmo tempo, parabenizar as equipes das secretarias envolvidas com o Comitê de Crise pelo trabalho efetivo, organizado e integrado que é realizado diariamente”, expressou.

Monitoramento – De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania e coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, desde o início da semana as equipes do órgão municipal atuam no monitoramento desta nova frente fria. “Contratamos uma empresa de meteorologia que nos possibilitou ter uma previsibilidade maior, com antecedência. Então, essa frente fria que está chegando em Aracaju vem sendo acompanhada desde o início da semana e isso nos permitiu acionar o Comitê de Gerenciamento antecipadamente, indicando os pontos em que deveríamos redobrar as ações preventivas, especialmente de limpeza de canais, bueiros e arruamentos. Essa reunião com o prefeito foi, justamente, para que alinhássemos os processos”, detalhou.
O secretário explicou, também, que a previsão para as próximas 72 horas é de um acumulado de 130 mm de chuva, mas que esse volume poderá se dividir ou se concentrar em determinadas áreas da cidade. “Essa é uma previsão de quadrante, uma média do quadrante, como chamamos. Quando o volume é medido desta forma, significa que poderemos ter um acumulado de chuva maior em uma área de Aracaju e menor em outra. Podemos ter, por exemplo, 200 mm de acumulado em uma área e 30 mm em outra. Como a gente não sabe, trabalhamos com a pior possibilidade para evitar que a população sofra os possíveis impactos”, completou.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade