Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Direção do IBGE vai à SSP e cobra mais segurança para recenseadores


Avatar

Publicado em 12 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Gabriel Damásio

O recente assalto contra duas recenseadoras que trabalhavam para o Censo 2022 no bairro Cidade Nova (zona oeste), além das ameaças de roubo contra outros recenseadores, motivou uma reunião ocorrida ontem entre a direção regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE). Os trabalhos do Censo acontecem desde o início do mês, com visitas em domicílio e coletas de entrevistas por todo o país.
De acordo com Adriane do Sacramento, chefe da Unidade do IBGE em Sergipe, a procura pela SSP teve o objetivo de pedir o apoio das polícias do estado com relação à segurança dos recenseadores e supervisores, que estão trabalhando e prestando um serviço que é de suma importância para o Estado.
Em resposta, o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, determinou que a Polícia Militar reforce as ações de policiamento para garantir a segurança dos recenseadores em todo o estado, embora as ocorrências tenham sido registradas em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Ficou decidido ainda que a Polícia Civil estará à disposição da Polícia Federal, já que as investigações das ocorrências que envolvam o IBGE competem à instituição federal.
Além disso, os equipamentos, conforme informaram os representantes do IBGE, foram adquiridos por licitação, são rastreáveis e feitos exclusivamente para o Censo, não servindo para outros fins. A chefe do IBGE foi informada ainda pela SSP que alguns receptadores dos equipamentos roubados já foram identificados e serão responsabilizados criminalmente.
A reunião também reforçou que as denúncias podem ser feitas ao 190, da Polícia Militar, ou ao 181, da Polícia Civil.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade