Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estado vai receber novo lote de vacinas pediátricos anti-Covid


Avatar

Publicado em 18 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Prefeitura aplica vacina em oito unidades de saúde. (Foto: André Moreira)

Gabriel Damásio

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve receber hoje um segundo carregamento de vacinas pediátricas contra a Covid-19, além de definir o cronograma da nova rodada de imunização das crianças entre 5 e 11 anos de idade. Serão 14.600 doses da vacina da Pfizer, chamada de Pfizer Pediátrica. O desembarque acontece às 14h40 de hoje, no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.
A carga vem de uma segunda remessa com 1,2 milhão de doses que foi descarregada domingo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) e começou a ser distribuída pelos Estados. A estimativa do Ministério da Saúde é que esse novo conjunto de doses seja entregue até amanhã. Um terceiro carregamento de vacinas terá seu enviopara o Brasil antecipado para a semana que vem, mas ainda não tem pauta de entrega definida pelo Ministério.
As primeiras doses pediátricas da vacina contra Covid chegaram na sexta-feira a Sergipe e foram igualmente de 14.600. Com a carga de ontem, o Estado conta agora com 12% do necessário para imunizar todo o público-alvo, que é de aproximadamente 240 mil crianças.
Em reunião com as prefeituras municipais na própria sexta, a SES definiu que, dentro da faixa-etária determinada (crianças de 5 a 11), os primeiros grupos a receberem as doses pediátricas em Sergipe serão: índios aldeados, as crianças com deficiência permanente e com comorbidade (Síndrome de Down, autismo, doenças neurológicas e outras).
As vacinas da Pfizer Pediátrica, além de apresentarem rotulagem específica, de cor alaranjada, também possuem uma dosagem menor. A SES orienta os pais e responsáveis das crianças a ficarem atentos às informações divulgadas pelos municípios em suas redes sociais. Em caso de dúvida, os usuários também podem procurar as UBSs para obter informações.

Primeiras aplicações – As primeiras aplicações de vacinas em Sergipe aconteceram na tarde do sábado em Aracaju, horas após receber as doses especiais. Neste primeiro momento, estão sendo vacinadas as crianças com comorbidades e deficiência.
A vacinação continua pelo resto da semana, das 8h às 15h, as vacinas estarão disponíveis em oito UBSs: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Areia Branca).
Para receber a primeira dose, o pai ou responsável deverá estar munido da carteira de vacinação da criança, documento de identificação, com foto, da criança e do responsável, comprovante de residência de Aracaju, além de um relatório médico atualizado com CID, assinado pelo médico. As crianças que fazem acompanhamento na rede municipal da capital e estão cadastradas no Prontuário Eletrônico, com a comorbidade descrita, não precisam apresentar o relatório.
São consideradas comorbidades as seguintes condições de saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave); hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática; síndrome de Down; autismo e deficiências permanentes (auditiva, visual, motora e mental). (com SES e SMS)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade