Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Hospitais Filantrópicos de Sergipe denunciam que o SUS subfinancia pagamento


Avatar

Publicado em 27 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Em Sergipe, os filantrópicos representam mais de 35% dos leitos SUS e ocupam papel estratégico na saúde pública.

Os Hospitais Filantrópicos associados à Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase) e milhares de instituições espalhadas pelo Brasil rompem o silêncio e expõem o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que há mais de 20 anos mantém uma tabela de serviços com preços defasados.
Com pelo menos 60% dos atendimentos destinados obrigatoriamente ao SUS, os hospitais filantrópicos – instituições privadas sem fins lucrativos – formam no Brasil a maior rede de atendimento do Sistema Único, com mais de 1.800 unidades a serviço dos brasileiros, dispondo de 169 mil leitos hospitalares, 26 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e atendendo mais de 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade, conforme aponta a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Em Sergipe, os filantrópicos representam mais de 35% dos leitos SUS e ocupam papel estratégico na saúde pública.
Diante deste cenário alarmante, a CMB – composta por 17 federações estaduais e representante de 1.824 hospitais sem fins lucrativos em todo o Brasil – vem mobilizando as instituições para chamar atenção da sociedade sobre esta situação de subfinanciamento, a exemplo da Federase, que reúne os hospitais Cirurgia, Santa Isabel, São José, Nossa Senhora da Conceição e Amparo de Maria.
“Atualmente, a remuneração do SUS é insuficiente para a sustentabilidade econômica dos filantrópicos. Por isso, a Federase se uniu à CMB nesta causa. Queremos equilíbrio financeiro para continuarmos prestando atendimento de excelência para milhares de pessoas que precisam de nós para ter acesso à saúde”, afirma a Diretora de Relações Institucionais da Federase, Carolina Teixeira.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade