Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

ITPS inicia verificação e aprova novos radares


Avatar

Publicado em 11 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Verificação inicial é feita nos aparelhos que foram reinstalados recentemente pela nova empresa contratada.

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), deu início à verificação metrológica dos novos radares que farão o monitoramento do trânsito, em Aracaju. Dos 54 medidores de velocidade, 13 radares da capital já foram aferidos e aprovados.
A verificação inicial é feita nos aparelhos que foram reinstalados recentemente pela nova empresa contratada, para administrar os novos equipamentos. Visando a redução de acidentes e a melhoria da segurança no trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) participam também das aferições, que ocorrem em pontos estratégicos das principais vias de Aracaju.
A aferição é feita para assegurar que os equipamentos estejam devidamente calibrados, para que as medições sejam feitas de forma correta e garantir, assim, que a sociedade sinta-se segura diante do que foi registrado pelo equipamento. “Não somos favoráveis a motoristas infratores, mas também não somos favoráveis que motoristas corretos sejam autuados. A intenção é impedir que os equipamentos registrem as velocidades de forma incorreta. A relação entre os motoristas e a empresa detentora dos serviços de controle de velocidade no município de Aracaju deve ser justa”, reitera o presidente do ITPS, Kaká Andrade.
A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida Machado, detalha que as verificações metrológicas são realizadas minuciosamente e com equipamentos de alta precisão previamente calibrados. “Os testes são realizados após a passagem do veículo oficial do órgão pelo medidor. Os resultados registrados pelo sistema são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do ITPS”, detalha.
Aprovados, os novos radares recebem selos e lacres e um laudo técnico com validade de um ano. “Entretanto, o ITPS/Inmetro continua com as verificações rotineiras ou se houver denúncias”, garante o presidente ao destacar que, se reprovado, o equipamento fica inabilitado para autuações, até que as divergências sejam corrigidas e aprovadas após nova verificação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade