Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Maior ladrão de gado de Sergipe morre em operação policial na BA


Avatar

Publicado em 15 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Ele já tinha sido preso em 2009, mas já tinha contra si investigações e suspeitas por dezenas de crimes.

Gabriel Damásio

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou ontem a morte do homem que era considerado o principal nome da lista dos criminosos mais procurados pela Polícia de Sergipe, e apontado como autor de crimes como abigeato (furto e roubo de gado) e homicídio. Genivaldo Alves dos Santos, conhecido pelos apelidos “Barrão”, “Bento”, “Capote”, “Nido”, “Popota” e “Zé Negão”, foi localizado ao início da tarde no povoado Gameleira, zona rural de Vitória da Conquista (BA). De acordo com a SSP sergipana, ele estava armado com uma escopeta calibre 12 e atirou contra os policiais que tentavam prendê-lo. No confronto que se seguiu, Genivaldo foi baleado e morreu a caminho do hospital local.A ação policial aconteceu após uma investigação de seis meses e envolveu equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), que faziam buscas pelo foragido.
Considerado de alta periculosidade, “Barrão” estava foragido desde 2014, quando conseguiu escapar, junto com outros presos, do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria (zona sul de Aracaju). Ele era de Gararu (Sertão) e agia principalmente nas regiões sertanejas de Sergipe e da Bahia.Contra ele, pesavam dois mandados de prisão preventiva, sendo um expedido pela Justiça da Bahia e outro pelo Estado de Sergipe. Ele já tinha sido preso em 2009, mas já tinha contra si investigações e suspeitas por dezenas de crimes.
“Na década de 90 e início dos anos 2000, ele aterrorizou essa região dos dois estados cometendo inúmeros homicídios e roubos e furtos de gado. Ele não apenas furtava as reses como também intimidava as vítimas para que não houvesse comunicação à polícia”, disse o delegado Dernival Elói Tenório, diretor do Cope, relembrando que Genivaldo agia com extrema violência ao cometer seus crimes.Esses fatores levaram a SSP a colocar “Nido” como o primeiro da lista “Procura-SE”, divulgada no começo do mês passado, com os 10 criminosos mais procurados de Sergipe. “Nós já vínhamos realizando diligências para localizá-los antes mesmo da divulgação da lista e o encontramos na tarde desta quinta-feira”, pontuou o delegado.
As equipes do Cope e do Ciopac fizeram as buscas em Conquista, com apoio de policiais baianos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (92ª CIPM) e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Já a apuração sobre o paradeiro de “Barrão” teve o auxílio da Delegacia de Polícia Civil de Frei Paulo e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade