Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Rogério diz que economia opera em Sergipe com capacidade ociosa


Avatar

Publicado em 19 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O senador e pré-candidato ao governo do Sergipe, Rogério Carvalho (PT), fez uma análise e sugeriu apontamentos para que o estado possa superar a grave crise econômica, que tem colocado Sergipe na terceira maior média de desemprego no Brasil, com uma taxa de desocupação de 14,9%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio de 2022.
“Sergipe parou no tempo. Diante da inércia da atual gestão para enfrentar as crises econômica, social e sanitária que assolam o país no governo Bolsonaro, o estado vivenciou a escalada da pobreza e da fome. Cerca de 352 mil famílias sergipanas se encontram em situação de vulnerabilidade por insuficiência de renda. A economia do estado opera com capacidade ociosa, alto nível de desocupação e subutilização de mão de obra. A subutilização da mão de obra acelerou de forma dramática, atingindo um patamar de 38,6% em 2022, ante 25,3% em 2015, um percentual superior à média nacional de 23,2% e da região Nordeste de 35,7%”, pontuou Rogério Carvalho.
O petista denuncia que os sergipanos estão em “estado de desalento” e desistiram de procurar emprego, principalmente os jovens. “Em Sergipe, essa taxa mais do que dobrou entre 2015 e 2022, de 4% dos jovens de 14 anos ou mais na força de trabalho para 8,3% em 2022, bem acima da média atual do país de 4,1%. O crescimento econômico que Sergipe se encontra é de paralisia, sem sinais de recuperação”, disse.
Rogério ainda analisou o PIB sergipano. “Uma breve análise histórica mostra a estagnação de alguns setores da economia e até a retração de atividades econômicas nesses últimos anos. Os setores que mais retraíram foram a indústria, a agropecuária, e no setor de serviços, o comércio foi o mais afetado. Esse diagnóstico revela a necessidade de uma política de desenvolvimento para Sergipe. Para tanto, além de políticas públicas, são requeridas parcerias com o setor produtivo, para integrar o Estado de Sergipe no contexto de um projeto de soberania nacional”.
Para mudar essa realidade, o senador Rogério Carvalho defende ações que ampliem a participação popular e resgatar os sergipanos do “grave momento histórico” que o estado passa. “Temos um projeto inovador do tamanho dos nossos desafios. Vamos nos juntar nesse esforço de reconstruir o nosso estado, promovendo emprego, renda, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, estabilidade, democracia, autoestima e esperança para o nosso povo”, reforçou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade