Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Volume de chuvas em Aracaju ainda é muito alto


Avatar

Publicado em 10 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Em 10 dias, Aracaju já alcançou 180 milímetros, sendo que a média histórica para todo o mês de junho é de 200 milímetros.

Milton Alves Júnior

Com 20 dias ainda pela frente, dados apresentados pela Defesa Civil Municipal mostram que a capital sergipana, Aracaju, já está prestes a atingir o maior volume de águas oriunda da chuva registrado na história. Com destaque paras os bairros que compõem a região Sul da cidade, desde a madrugada de ontem foi possível contabilizar mais 90 milímetros, quantitativo suficiente para gerar alagamentos nos bairros Aeroporto, Aruana, Santa Maria e Mosqueiro, na zona Sul, como também no bairro Lamarão, localizado na zona Norte.
A perspectiva por parte do Centro de Meteorologia de Sergipe é que o novo registro histórico seja atualizado até o próximo domingo (12).
Isso deve de fato ocorrer em virtude de até o momento Aracaju já ter alcançado a marca de 180 milímetros, sendo que a média histórica para os 30 dias de junho é de 200 milímetros. Diante da vulnerabilidade provocada pelo mau tempo, equipes da Defesa Civil intensificaram o trabalho que monitora a instabilidade climática, bem como passaram a intensificar os estudos em pontos considerados estratégicos da cidade, com ênfase às áreas de riscos.
Até as 9 horas de ontem, três ocorrências relacionadas a alagamento foram registradas através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. No bairro Aeroporto, uma equipe foi imediatamente deslocada para avaliação e encaminhamentos necessários junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para a desobstrução do sistema de drenagem. Também houve registro de alagamento nos bairros Lamarão e Mosqueiro, para onde também foram direcionadas equipes.
O meteorologista Overland Amaral, chamou a atenção da população para o início do período mais chuvoso do ano. Segundo o especialista, a partir da próxima quinta-feira, dia 16 – quando inicia a segunda quinzena de junho -, é possível que o estado de Sergipe se depare com uma maior instabilidade climática, bem como pancadas de chuvas e rajadas de ventos mais intensas e recorrentes. “Dentre todos os 12 ciclos anuais, maio se destaca como sendo um dos mais chuvosos. A partir de agora enfrentaremos um período de tempo fechado e muitas chuvas em todas as regiões de Sergipe”, declarou. O inverno começa oficialmente no próximo dia 21.
Em caso de acidentes ou riscos, os órgãos de segurança pública solicitam que os sergipanos entrem em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190. Situações de emergência podem ser informadas também pelo telefone 193. O setor de emergência da Defesa Civil Municipal informou ao JORNAL DO DIA que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade