**PUBLICIDADE
Disputa eleitoral
Publicado em 13 de junho de 2013
Por Jornal Do Dia
Sergipe inteiro já sabe que o Estado tem hoje dois pré-candidatos a governador competitivos: o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) e o senador Eduardo Amorim (PSC). Sabe-se também que o ex-governador e prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), pode ou não ser candidato em 2014.
Dentro deste cenário, o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), revela que no interior do Estado só se escuta aliados do governo dizendo que o DEM vai apoiar a candidatura de Jackson Barreto e aliados dos irmãos Amorim declarando que os demistas vão apoiar Eduardo Amorim.
Como ainda estamos a exatamente um ano das convenções partidárias para definições de alianças e homologações de candidaturas, o que se vê hoje é que o DEM é a bola da vez. Para onde o partido pender, pode definir a eleição majoritária em 2014.
Tanto Jackson Barreto quanto Eduardo Amorim deseja o apoio de João Alves, que apesar de completar seis meses de administração tendo feito quase nada por Aracaju, ainda está em lua de mel com o povo.
No caso de João Alves não ser candidato, Jackson enfrentará dificuldades para ter seu apoio e participação na chapa majoritária. Isso porque parlamentares petistas já têm declarado, a exemplo dos deputados federais Rogério Carvalho e Márcio Macedo, e da deputada estadual Ana Lúcia, que o PT não aceita uma aliança com o DEM, assim como com o PSDB e PPS (hoje MD).
Apesar de não ter nada definido, a composição natural da chapa governista é Jackson (governador), Valadares Filho (vice-governador) e Marcelo Déda ou Rogério Carvalho (senador). O DEM não vai querer se aliar a Jackson sem participar da majoritária.
Para Eduardo Amorim também não será fácil ter o DEM apoiando sua candidatura. O problema não é de ordem ideológica, mas familiar. A senadora Maria do Carmo Alves e o deputado federal Mendonça Prado não devem ser favoráveis ao apoio a Amorim, irmão do ex-genro de João e Maria, o presidente do PTB Edvan Amorim. Mendonça, inclusive, sempre que pode não poupa críticas duras aos Amorim.
Nas eleições municipais de 2012, o DEM só aceitou o apoio dos Amorim e seu bloco político na véspera das convenções e dentro da filosofia de que apoio não se rejeita. Até hoje, pelo que se sabe, o bloco dos Amorim não indicou nem uma merendeira para as escolas do município, quanto mais para o primeiro ou segundo escalão da prefeitura.
A vantagem de Eduardo Amorim para Jackson Barreto – que vem tendo uma boa relação com João Alves, Maria do Carmo e Mendonça Prado – é que ele não teria nenhum problema de arrumação na chapa majoritária, pois o DEM tanto pode indicar o candidato a vice quanto ao Senado.
João não sendo candidato, certamente o DEM estará no palanque de Jackson ou Amorim para definir a eleição. Façam suas apostas …
Defesa própria 1
Do deputado federal Mendonça Prado (DEM) sobre insinuações de que deseja ser candidato a senador na chapa do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), mediante as críticas na área da saúde ao deputado federal Rogério Carvalho (PT): "Erram aqueles que pensam que eu estou de olho em candidatura majoritária. Tenho os meus pés no chão. Eu estou cumprindo o meu dever".
Defesa própria 2
Disse ainda: "Não discuti com ninguém pensando em Senado. Fiz a defesa de uma tese do meu partido que administra a cidade de Aracaju. Sou Democratas. Tranquilizo os políticos sergipanos que pensam em candidatura majoritária. Eu não estou pensando nisso. Só quero fazer um bom mandato".
Ponto de vista 1
Ontem, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) disse à imprensa que é a favor de uma aliança do seu partido com o DEM em 2014. Mais um peemedebista a defender aliança com o DEM, Zezinho afirmou que João Alves é um líder que todos gostariam de tê-lo ao seu lado.
Ponto de vista 2
Ao ser questionado sobre lideranças petistas já terem se manifestado que não aceitam uma composição com o DEM, Zezinho disse que o cabeça de chapa em 2014 será do PMDB e que todos os partidos são bem vindos, até o PSC. Todavia, afirmou que o momento não é para essa discussão, mas de atravessar esse período de turbulência com os servidores em greve.
Alta
O prefeito João Alves Filho (DEM) deve ter alta hoje do Hospital Sírio Libanês, onde, na última segunda-feira, se submeteu a uma cirurgia programada para retirada de um cisto benigno retrorretal como prevenção para evitar qualquer crescimento ou complicações futuras. Ficará por uns dias em seu apartamento em São Paulo, se restabelecendo da cirurgia.
Fim da radioterapia
O governador Marcelo Déda (PT) encerrou ontem à tarde as 10 sessões de radioterapia, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado há 18 dias por dificuldade alimentar e necessidade de medidas de suplementação nutricional. Nessa sexta-feira deve fazer novos exames e só retorna a Sergipe na próxima semana.
No mesmo
Nesse período de interinidade, o vice-governador Jackson Barreto não ocupa o gabinete de Marcelo Déda. Como o ex-vice Belivaldo Chagas, JB despacha em seu gabinete no 2º andar do Palácio de Despachos.
Em Itabaiana
Jackson Barreto foi ontem à noite a Festa do Caminhoneiro 2013 em Itabaiana, que acontece tradicionalmente desde 1966, e teve como grande atração no Dia dos Namorados a banda Aviões do Forró. Desfilou no evento ao lado do ex-prefeito Luciano Bispo (PMDB).
Inaugurações
Nessa sexta-feira JB volta ao interior para uma série de inaugurações. Em Nossa Senhora das Dores e Gracho Cardoso inaugurará Clínicas de Saúde da Família; em um povoado de Itabi inaugurará uma Clínica de Saúde da Família e uma quadra de esportes; e em Canhoba, uma rodovia ligando o município a Aquidabã, que terá o nome de Ulices Gomes de Andrade, pai do conselheiro do TCE, Ulices Andrade.
Novo relator
O desembargador José dos Anjos será o relator do segundo mandado de segurança impetrado pelo secretário Belivaldo Chagas (Educação) questionando a última eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, realizada pela Assembleia Legislativa, com as novas regras e não as vigentes na primeira eleição realizada em 30 de outubro de 2012. Nas duas eleições, a deputada estadual Susana Azevedo (PSC) ganhou.
Justificativa
A relatora seria a desembargadora Susana Carvalho, a mesma que concedeu decisão monocrática anulando a primeira eleição, mas ela reconheceu que não era proventa no segundo mandado de segurança impetrado por Belivaldo Chagas.
PTC
O deputado estadual Gilson Andrade e o presidente regional do PTC, Norman Oliveira, se reuniram ontem com os presidentes da legenda nos municípios da Grande Aracaju e os vereadores eleitos em 2012. Trataram de assuntos administrativos e das eleições 2014, assim como mudanças que ocorrerão na direção do partido em alguns municípios. O PTC faz parte do agrupamento de partidos liderados pelos irmãos Amorim.
Resposta I
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), achou absurda as notas publicadas na coluna da jornalista Rita Oliveira, intituladas "Sob pressão 1", "Sob pressão 2", "Se impor", publicadas no Jornal do Dia, nessa quarta-feira (12), insinuando que a deputada tinha procurado o posto de atendimento da AL, com a pressão alta, dizendo que não aguentava mais tanta pressão.
Resposta II
"Em primeiro lugar, não sou hipertensa, ou seja, nunca tive pressão alta em minha vida; segundo que não me submeto a pressão de ninguém, tenho posição, presido um poder e zelo pela independência dele. Agora, o mais lamentável, é não apurar a verdade dos fatos antes de efetivar a publicação, e limitar-se a uma nota sem fundamento, para atingir seja qual for o objetivo".
Curtas
O deputado Zezinho Guimarães disse ontem à imprensa que prefere o deputado Francisco Gualberto (PT) como líder do governo na Assembleia a Gustinho Ribeiro (PSD). Acha que esse também é a opinião da bancada.
Como recém-empossado presidente da Unale, o deputado Venâncio Fonseca (PP) comandou ontem, em Brasília, a reunião do Conselho Gestor da entidade.
A reunião foi para a avaliação e aprovação das contas da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorreu em Recife, e para o encerramento do exercício fiscal de 2012.
Nessa sexta-feira a Prefeitura de Aracaju pagará o reajuste salarial retroativo aos seus servidores, através de folha suplementar.
Muitos políticos e jornalistas vão marcar presença hoje à noite no III Forró do Cabaré de Quinta, a partir das 20h, no Facebaar.
Veja essa…
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Nailson, se retirou ontem da audiência pública que participava na Assembleia Legislativa sobre o trabalho que vem sendo feito para combater a criminalidade no Estado, por iniciativa do deputado capitão Samuel Barreto (PSL). Deixou os deputados a ver navio.
… e essa …
O coronel deixou a audiência quando o capitão Samuel o questionou sobre os laudos dado pelo Corpo de Bombeiros para a realização do Pré-Caju e Forró-Caju 2012. Disse que era um homem integro e não estava ali para ouvir críticas. Também estavam na audiência o secretario da SSP, João Eloy; o comandante da PM, coronel Mauricio Iunes; e a superintendente da PC, Katarina Feitoza.