**PUBLICIDADE
Disputa em Sergipe
Publicado em 29 de julho de 2014
Por Jornal Do Dia
Dos 513 deputados federais, 398 (ou 77,58% da composição atual da Câmara dos Deputados) concorrem à reeleição em outubro. Os demais 115 ou não disputam nenhum cargo, caso de 38 deles (7,41%), ou concorrem a outros cargos, caso dos 77 restantes (15%). Os números estão em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Dos 77 deputados que disputam outros cargos, 21 buscam uma vaga de vice-governador, 21 concorrem ao Senado, 19 preferem ser deputado estadual, 10 pretendem ser governador e seis desejam ser suplente de senador.
De Sergipe, dos oito deputados federais, dois não disputam a reeleição: Rogério Carvalho (PT) e Almeida Lima (PMDB). Rogério concorrerá ao Senado e Almeida vai disputar o mandato de deputado estadual.
Os demais disputam a reeleição. Pela situação são candidatos Márcio Macedo (PT), Valadares Filho (PSB) e Fábio Reis (PMDB), que assumiu em 2012 o mandato com a posse do então deputado federal Heleno Silva (PRB) como prefeito de Canindé do São Francisco. E pela oposição, são candidatos André Moura (PSC), Mendonça Prado (DEM) e Laércio Oliveira (SDD).
Supondo que todos que disputam a reeleição consigam renovar seus mandatos – historicamente, apenas entre 60% e 70% conseguem – a renovação já seria de 22,42%.
A estimativa do Diap, no entanto, é que a renovação da Câmara em 2014 ultrapasse a média histórica e supere os 50% da composição da Casa.
Na Assembleia Legislativa de Sergipe, dos 24 deputados estaduais eleitos em 2010 seis não disputam a reeleição este ano. Desses seis, três são da Mesa Diretora: Angélica Guimarães (PSC), que é presidente da Assembleia e foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado; Zé Franco (PDT), que é vice-presidente, ficou inelegível; e Adelson Barreto (1º secretário), que disputa mandato de deputado federal.
Os deputados estaduais Zeca da Silva (PSC) e Arnaldo Bispo (DEM) também não disputarão a reeleição no pleito deste ano. Zeca por decisão pessoal e familiar e Arnaldo pelo fato do seu irmão, o ex-prefeito Luciano Bispo (PMDB), vir a ser o candidato da família.
Já Susana Azevedo, reeleita deputada estadual em 2010, não é candidata porque assumiu o Tribunal de Contas do Estado em fevereiro deste ano. O primeiro suplente da coligação, Gilmar Carvalho (SDD), que herdou sua cadeira na Assembleia, disputará a reeleição.
Como alguns deputados estaduais não serão reeleitos e seis não disputarão a reeleição, a expectativa é que a renovação na Assembleia seja em torno de 50%. Ou seja, possibilidade de mesmo percentual na Câmara dos Deputados.
Com Amorim 1
O ex-prefeito de Divina Pastora e presidente do Diretório Municipal do PMDB, Show Rica, declarou ontem apoio ao candidato a governador Eduardo Amorim, da coligação "Agora é Sim". Na semana passada o peemedebista, ex-deputado federal Jorge Alberto, aderiu à candidatura de Amorim.
Com Amorim 2
Quem também aderiu ontem à candidatura de Eduardo Amorim foi a prefeita de Brejo Grande, Fernanda Machado (PTC), e o vice-prefeito de Riachão do Dantas, Mi Fontes (PDT).
Agenda 1
Eduardo Amorim toma café da manhã hoje, às 8h, com empresários do setor de automóveis em Aracaju e às 10h participa de reunião com vereadores da capital. Já amanhã, às 10h, profere palestra no Sindicato dos Trabalhadores, sobre "Violência Doméstica", realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto da Folha. Ás 19h haverá participação pela Internet com a juventude.
Agenda 2
Acontece amanhã, a partir das 16h, caminhada do candidato a governador Jackson Barreto, da coligação "Agora é o Povo", no centro de Aracaju. A concentração é em frente ao Palácio Olimpio Campos. Logo após, às 19h, haverá minicarreata pelos bairros Industrial, Manoel Preto, Conjunto Duque de Caxias, Aracajuzinho e Orlinha do Bairro Industrial.
Não habilitados
Dando continuidade ao julgamento do registro de candidaturas nas eleições deste ano, os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiram ontem a candidatura a deputado federal de Julio Cezar Duarte de Meneses (PRTB). E as candidaturas a deputado estadual de Edineide Alves Rodrigues, da Coligação Vitória Popular (PRB / PDT / PRP / Pros / PC do B / PSDC) e Everaldo Jose Silva, da Coligação Renovar pra Mudar (PPS / PMN / PHS / PV / Pen).
Habilitados
a federal
Também na sessão de ontem os membros do TRE habilitaram as candidaturas a deputado federal de: Robson Gonçalves das Chagas (PRTB); Rita de Cassia Santos (PRTB), da coligação Frente de Esquerda – Lutar para Transformar Sergipe (PSOL / PSTU / PCB); Jorge Luiz Teles Soares, da Coligação Frente de Esquerda – Lutar para Transformar Sergipe (PSOL / PSTU / PCB); e Allana do Nascimento Santos, Coligação Frente de Esquerda – Lutar para Transformar Sergipe (PSOL / PSTU / PCB).
Habilitados
a estadual
Foram habilitados ainda pelo TRE a disputar mandato de deputado estadual este ano: Diógenes José de Oliveira Almeida, Carlos Antonio dos Santos e Julianne Pereira Bastos de Santana, todos da Coligação Vitória Popular (PRB / PDT / PRP / Pros / PC do B / PSDC).
O foco
O candidato a senador da coligação "Agora é o Povo", deputado federal Rogério Carvalho (PT), se reuniu ontem com integrantes dos DCEs da UNIT e Fanese, representantes da União Sergipana de Estudantes Secundários, USES, presidentes da juventude do PSB, PT e PDT como também diversos outros jovens militantes. Debateu com os estudantes sobre a importância deles estarem cada vez mais engajado em lutas estudantis e apontou qualidades da força jovem como forma de conquistar espaço em questões sociais que por tanto tempo se mantinham distante das discussões da maioria.
Dobradinha
Em Graccho Cardoso, o deputado federal André Moura (PSC) está fazendo dobradinha com o candidato a deputado estadual Dr. Vanderbal (PSC), que vem a ser o marido da presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC). Eles visitaram o município no domingo, a convite do ex-deputado estadual João da Graças, do vereador Cristiano e lideranças locais.
Curiosidade 1
Do total de candidatos registrados para disputar as eleições deste ano, 45,72% declararam ter concluído curso superior. Conforme a pesquisa por grau de instrução, 11.547 candidatos informaram ter nível superior completo. Em seguida aparecem os que declararam ter ensino médio completo, somando 7.548 candidatos. Na outra ponta, estão 256 candidatos que são alfabetizados, mas apenas leem e escrevem.
Curiosidade 2
Entre os 11 candidatos à Presidência da República, nove têm nível superior completo. Os candidatos à Câmara dos Deputados também informaram, em sua maioria, ter nível superior completo. Do total de 6.877 candidatos a este cargo, 3.379 concluíram curso superior. Ainda para este mesmo cargo, 65 informaram que apenas leem e escrevem. Para senador, dos 183 candidatos registrados, 137 também cursaram nível superior. Dos 171 candidatos a governador, 136 terminaram a faculdade.
Curiosidade 3
Já a pesquisa por ocupação mostra que, das profissões disponíveis para o preenchimento desse dado, 2.345 candidatos atuam como empresários. A maioria – 4.184 candidatos – informou a opção "outros". Os advogados somam 1.398 candidatos e 595 são médicos. Outros 2.177 declararam ocupar cargo eletivo como prefeito, vereador, deputado, governador, prefeito e presidente da República.
Alerta
Seguindo o cronograma do Calendário Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe alerta aos partidos políticos, comitês financeiros e candidatos que foi iniciado ontem o prazo para que os representantes das siglas enviem à Justiça Eleitoral o primeiro relatório de prestação de contas de campanha. A data se estende até o próximo sábado e no relatório devem conter os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que os partidos, comitês e candidatos tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizarem.
Veja essa…
Está nas redes sociais um vídeo em que radialistas questionam o então governador Marcelo Déda com relação às várias críticas dos irmãos Amorim ao seu governo e ele responde: "Na verdade, a agonia de Edvan é que eu fui o sabão Omo para lavar a roupa suja dele. O meu prestígio, a minha responsabilidade, meu conceito e meu comportamento ético serviu em 2010 como sabão Omo para apagar os nódulos da biografia dele. Como sabão Omo não está mais à disposição é natural que ele fique desesperado".
Curtas
O vereador Robson Viana (PMDB), candidato a deputado estadual, lançou ontem às 19h sua campanha em ato com militantes no Iate Clube de Aracaju. O candidato a governador da sua coligação, Jackson Barreto, marcou presença.
O programa "A Hora da Verdade", comandado pelo radialista George Magalhães, estreia hoje na 103 FM, das 6h às 9h.
George Magalhães estava fora do ar desde o início de julho, quando, na convenção partidária do dia 30, o empresário Augusto Franco Neto teve a sua candidatura homologada como candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Amorim.
O radialista foi demitido da FM Atalaia após criticar indiretamente a aliança de Augusto Franco Neto com os Amorim, nas eleições deste ano. Chegou a dizer "quem com porcos se mistura, farelos come".