**PUBLICIDADE
Disrupção educacional
Publicado em 10 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Abordarei neste breve ensaio as mudan ças que estão ocorrendo no sistema edu cacional mundial, com base em informações pesquisadas na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO.
Cabe ressaltar que a UNESCO tem um importante trabalho de construir a paz através da cooperação internacional em Educação, Ciências e Cultura. Além disso, a UNESCO desenvolve ferramentas educacionais para ajudar as pessoas a viver como cidadãos globais livres de ódio e intolerância. A UNESCO trabalha para que cada criança e cidadão tenha acesso a uma educação de qualidade.
É fato que a educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Por isso, que a UNESCO acredita que a educação é um direito humano para toda a vida e que o acesso deve ser acompanhado pela qualidade.
Mas estamos vivendo um dos piores momentos deste Século XXI, a entrada da 3ª década deste século está sendo marcada pelo COVID-19, e por conta disso, A maioria dos governos ao redor do mundo fechou temporariamente instituições educacionais na tentativa de conter a propagação da pandemia do COVID-19.
Esses fechamentos em todo o mundo estão impactando mais de 89% da população estudantil mundial. Vários outros países implementaram fechamentos localizados, impactando milhões de alunos adicionais.
A UNESCO está apoiando os países em seus esforços para mitigar o impacto imediato do fechamento de escolas, particularmente para comunidades mais vulneráveis e desfavorecidas, e para facilitar a continuidade da educação para todos por meio de aprendizado remoto, e é aqui que acontece a disrupçao (interrupção do curso normal de um processo).
A lista de aplicativos, plataformas e recursos educacionais existentes e que podem ajudar pais, professores, escolas e administradores da escola a facilitar o aprendizado dos alunos e fornecer assistência social e interação durante os períodos de fechamento da escola é extensa e ainda pouca conhecida. A maioria das soluções selecionadas é gratuita e muitas atendem a vários idiomas. Embora essas soluções não tenham o endosso explícito da UNESCO, elas tendem a ter um amplo alcance, uma forte base de usuários e evidências de impacto. Eles são classificados com base nas necessidades de ensino a distância, mas a maioria oferece funcionalidades em várias categorias.
A UNESCO aponta que embora a magnitude da crise do COVID-19 seja sem precedentes, podemos observar as lições aprendidas com a epidemia de Ebola na África. No auge da epidemia, 5 milhões de crianças foram afetadas pelo fechamento de escolas na Guiné, Libéria e Serra Leoa, países mais afetados pelo surto. E os níveis de pobreza aumentaram significativamente à medida que a educação foi interrompida.
Portanto os esforços em busca da continuidade da educação em novos formatos serão fundamentais. Adiante quatro exemplos de sistemas digitais de gerenciamento de aprendizado:
Edraak – Educação on-line em língua árabe, com recursos para alunos e professores.
EkStep – Plataforma de aprendizado aberta com uma coleção de recursos de aprendizado para apoiar a alfabetização e a numeracia.
Google Classroom – Ajuda as turmas a se conectarem remotamente, se comunicarem e se manterem organizadas.
Moodle – plataforma de aprendizado aberto, orientada para a comunidade e com suporte global.
Eles e todos os demais são fundamentais, pois de um dia para o outro, professores de todo o mundo se viram gerenciando salas de aula virtuais, comunicando-se com seus alunos por plataformas de mídia social e aprendendo ao fornecer educação à distância para mais de 1,5 bilhão de alunos afetados pelo fechamento de escolas devido ao Covid-19 pandemia.
Precisamos de uma resposta educacional ao Covid-19 para aqueles que estão na linha de frente para garantir a continuidade da aprendizagem: temos milhões de professores afetados em vários países, juntamente com o pessoal da educação e necessitamos de uma ampla gama de questões, desde a oferta de treinamento e apoio aos professores até o desafio do ensino a distância em áreas remotas ou rurais com pouca ou nenhuma conectividade à Internet.
Segundo a UNESCO, estamos em um contexto inteiramente novo de uma maneira positiva, ao mesmo tempo em que precisamos apoiar os governos, professores, precisamos ser mais inventivos e essa situação pode se tornar uma oportunidade para professores e alunos se tornarem mais empoderados, criativos e inovadores.
Transformar materiais de ensino em formato digital a curto prazo tem sido um desafio, pois poucos professores têm fortes habilidades digitais e de tecnologias da informação e das comunicações.
Para todos os países evitar a interrupção do aprendizado na medida do possível é a primeira prioridade e para isso, todos os países estão introduzindo ou ampliando as modalidades existentes de educação à distância com base em diferentes combinações de tecnologia e a maioria dos países está usando a internet, fornecendo plataformas on-line para aprendizado contínuo.
Então estamos vivendo um novo momento e a educação não vai parar, ela vai mudar e seremos diferentes.