Terça, 25 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Dos palcos ao voguing: Lua Cazul fala sobre trajetória de sucesso na dança


Publicado em 07 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Ao passo que a vida passa, Lua Cazul colhe frutos de uma carreira extensa com a dança, agora, na China. Aos 30 anos, a carioca, que mora há dois anos e meio em Shanghai, contribuiu com a expansão do Voguing (ou dança Vogue) em solos orientais. O estilo, que é uma expressão artística de resistência originada no Harlem, em Nova York, pela comunidade negra, latina e LGBTQIA na década de 1960, vem ganhando adeptos no Brasil nos últimos anos.
O Voguing é um tipo de dança de rua em que mescla passos e poses de revistas. Porém, engana-se quem crê que a origem veio de Madonna, quando lançou a música “Vogue”, em 1990. Numa época em que minorias eram excluídas da sociedade, presos tinham acesso a revistas de moda, consideradas “sem conteúdo”. Como um dos únicos meios de distração, as pessoas da comunidade reproduziam as poses das mulheres brancas das revistas e almejavam alcançar aquele status fora dos presídios. Em virtude disso, as revistas se tornaram referências do início desse movimento.
A partir dos estudos, Lua, que já atuava como bailarina há alguns anos, fundou a companhia artística Pioneer House of Cazul, junto de Diego Cazul, como grupo de pesquisa da cultura Ballroom e do estilo de dança Vogue. Tal movimento representa um lugar de troca de afetos, conscientização, politização e acolhimento. Uma comunidade onde há arte, cultura, dança, criatividade e família – seus criadores são conhecidos como “Mother” e “Father”, respectivamente.
O grupo passou a realizar rodas de conversa, palestras, exibições de documentários e workshops em espaço público, com contribuição voluntária ou gratuitos, com assuntos como educação sexual, prevenção e tratamento de ISTs.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade