Doze hospitais estão com as unidades de covid lotadas
Publicado em 14 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
A disparada dos casos de coronavírus em sergipe agravou a situação dos hospitais, que aos poucos estão entrando em colapso por falta de vagas. O boletim divulgado na noite da sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou a gravidade da situação: pelo menos 12 hospitais de todo o estado registraram lotação acima de 100% em suas alas destinadas a pacientes com Covid-19, tanto UTIs quanto enfermarias.
Apenas nas unidades intensivas, a taxa geral de ocupação da rede pública estava em 83,10%, com 152 pacientes internados em 183 vagas. Na rede privada, por sua vez, a ocupação bateu 94,80%, com 147 internados em 155 leitos. Há superlotação nos hospitais São Lucas e da Unimed, que somados, estão usando seis leitos de contingenciamento para abrigar pacientes com Covid na UTI, deixando suas ocupações com 109,8% e 110,5% respectivamente. Já os hospitais Cirurgia (Ipesaúde), Renascença, Primavera e do Coração estão com 100% das suas UTIs ocupadas. Já na rede pública, o Hospital Universitário de Lagarto, o Cirurgia, o São José e o Renascença (SUS) também estão com as UTIs lotadas.
A situação de colapso é maior nas áreas de enfermaria, onde a demanda por internações está mais alta. Na noite de sexta, a taxa geral de ocupação das enfermarias da rede pública estava em 64%, com 133 pacientes internados em 207 vagas. Já na rede particular, por sua vez, a ocupação bateu 108%, com 206 internados em 191 leitos.Neste caso, segundo a SES, os pacientes excedentes ao número de leitos também estão internados em leitos de contingenciamento.
Entre os hospitais particulares, as ocupações de leitos clínicos com pacientes de coronavírus foram de 152%no São Lucas, 106% no da Unimed, 100% no Renascença e 97% no Hospital Primavera. As quatro unidades chegaram a fechar suas alas de urgência e emergência, além de implementarem restrições no ingresso de novos pacientes. Já entre as unidades do SUS, os hospitais Nestor Piva, Fernando Franco e Santa Isabel bateram a ocupação de 100%, o que levou a Prefeitura de Aracaju e o governo do Estado a abrirem mais 28 leitos no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse).