**PUBLICIDADE
É Carnaval
Publicado em 01 de março de 2014
Por Jornal Do Dia
Em algumas cidades do país é praticamente impossível ficar alheio aos festejos de Carnaval. Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda são cidades que a cada ano se superam nos dias de folia, atraindo milhões de turistas e aquecendo a economia local.
O brasileiro tem grandes opções no carnaval. Quem curte o samba vai para o Rio; quem prefere o axé segue para a Bahia; e quem gosta do frevo se desloca para Pernambuco.
Em Sergipe, o carnaval é mais tranquilo, mas tem folia para todos os gostos. Quem gosta do axé vai para Pirambu, quem curte o frevo tem a opção de Neópolis, e quem gosta do carnaval tradicional e das marchinhas fica em Aracaju e vai brincar no tradicional bloco Rasgadinho.
Já aqueles que querem brincar um carnaval mais light, pegar um sol e tomar um banho de mar vão para as praias do litoral sul do Estado, como o Abais, Caueira e Saco. Assim como praias do litoral norte, a exemplo da Atalaia Nova e Jatobá.
O carnaval não é só festa, mas uma importante atividade econômica mobilizada a partir de um elemento da cultura nacional. No Rio de Janeiro mesmo, a evolução dos desfiles das escolas de samba representa um grande exemplo de como uma criação da cultura popular pode evoluir da esfera não-mercantil para a centralidade da indústria de serviços de lazer em massa dos cariocas e turistas.
Não há dúvidas acerca da transformação do carnaval em um grande negócio. Isso é visto, por exemplo, com a explosão turística em algumas cidades e com o fato de blocos e trios elétricos espalhados pelo país serem patrocinados por empresas que encontram no entretenimento uma forma diferenciada de relacionamento com os consumidores.
Como também estamos em ano de eleição, o carnaval na capital e importantes municípios do interior será palco de muitos blocos políticos que vão desfilar e dançar conforme a música…
Canindé
A abertura do Carnaval de Canindé de São Francisco começou na noite da quinta-feira, com a escolha da rainha do Carnaval e do Rei Momo. Na oportunidade, o prefeito Heleno Silva (PRB) entregou as chaves da cidade ao Rei Momo Armando, e depois seguiu com o povo pelas ruas do município atrás do Bloco Zé Pereira.
Caueira
A prefeita Gracinha (PSDB/Itaporanga D´Ajuda) promoverá o carnaval Verde e Amarelo na Praia da Caueira, em homenagem a Copa do Mundo no Brasil. A folia começa hoje e vai até a próxima terça-feira naquela praia do litoral sul.
Pirambu
No município, o prefeito Elinho Martins (PSC) resgatou o carnaval promovendo cinco dias de folia. Ontem à noite, na abertura do carnaval 2014, ele recepcionou em seu palanque vários políticos, entre eles o senador Eduardo Amorim (PSC), o deputado federal André Moura (PSC) e vários deputados estaduais.
Aracaju
Na capital, o carnaval começou ontem à noite com o bloco Rasgadinho na avenida Pedro Calazans, onde não faltou político, entre eles o governador Jackson Barreto (PMDB). Assim como o Carnacaju, na Passarela do Caranguejo, promovido pelo prefeito João Alves.
Compasso de espera
Os dois pré-candidatos ao governo, o governador Jackson Barreto (PMDB) e o senador Eduardo Amorim (PSC), continuam na expectativa do apoio do prefeito João Alves (DEM) às suas candidaturas. Os dois estiveram ao lado de João Alves na inauguração do Mergulhão na semana passada e anteontem à noite na inauguração da reforma da Praça Camerino.
Satisfação
Eduardo Amorim disse que estava feliz em poder compartilhar desse momento de reinauguração da praça Camerino, por achar que o maior beneficiado é o povo. "Quando falamos em praças, lembramos de gerações que se passaram. Nossas praças estão sim necessitando de reformas e o prefeito João Alves já está com uma próxima para ser entregue, a Tobias Barreto, após também grande aperfeiçoamento", lembrou o parlamentar entusiasmado.
Queixa 1
Do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) sobre as inaugurações que vêm sendo feitas pelo seu sucessor: "João Alves faz uma política de tentar apagar a minha imagem. Todas as obras que inaugurou foram planejadas e iniciadas na nossa gestão e ele tenta esconder. Exemplos recentes são o Mergulhão e a Praça Camerino".
Queixa 2
Reclama ainda Edvaldo: "Não contente, o prefeito quer apagar a minha marca. Já fez isso na ponte do Beira Rio, do Augusto Franco, e agora na ponte da Coroa do Meio".
Especulação
Informações chegadas à coluna dão conta que o presidente do PT, o deputado federal Rogério Carvalho, vai trabalhar não para ser o candidato a senador na chapa encabeçada pelo governador Jackson Barreto (PMDB), mas a vice-governador, por ter um custo menor na campanha e a chance de disputar a reeleição em 2018, caso JB seja reeleito e concorra a um mandato eletivo daqui a quatro anos.
Interlocutor 1
O presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, recebeu na sede do PSC/SE, lideranças e presidentes de Associações Regionais de Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. A pauta da reunião foi a tramitação do Projeto de Lei 7496/06, que fixa o piso salarial da categoria, agendado para votação na Câmara, em março.
Interlocutor 2
O deputado André Moura é o interlocutor nas negociações entre a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CNACS), que representa a categoria, e o Executivo Nacional desde agosto de 2013 e, após diversas audiências foi construído um acordo que deverá ser colocado em votação no próximo mês.
Despedida
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, que há 7 anos e dois meses respondia pela presidência da Adema, foi surpreendido ontem com uma festa de despedida organizada por servidores do órgão que demonstraram carinho e respeito pelo seu trabalho. Genival deixa de acumular a Adema, com a nomeação do ex-deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) para o cargo.
Em ofício circular
O superintendente de Operação e Contratos de Transmissão de Energia da Chesf, João Henrique Franklin Neto, comunica que a Agência Nacional de Águas (ANA), através da resolução nº 333/2014, prorroga até 31 de março a autorização da redução da vazão defluente mínima dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, de 1.300m³/s para 1.100m³/s.
Protesto 1
Em discurso esta semana, no Senado, o senador Valadares (PSB) alertou sobre a baixa vazão do Rio São Francisco e suas graves consequências para a população do Baixo São Francisco. Lembrou que o rio fornece água para centenas de famílias; peixes para alimentação, que geram renda para os pescadores artesanais; irrigação para a agricultura local, além dos atrativos turísticos.
Protesto 2
Disse ainda o senador: "Todos esses benefícios ficam comprometidos quando a vazão do rio é reduzida, como está acontecendo agora. E não estamos falando de uma redução periódica e natural, resultante da alternância das cheias e das vazantes, mas de uma redução provocada pelo homem". Ele, inclusive, defendeu que é preciso discutir as consequências de medidas tomadas pelo setor elétrico, que afetam a vazão do rio e, consequentemente, a vida dos que dependem do São Francisco para sobreviver.
Lançando moda
Com o título acima o jornalista Ilimar Franco, do O Globo, publicou a seguinte nota na coluna Panorama Político com relação a esse discurso de Valadares: "O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) aposentou o maço de folhas. Ao discursar da tribuna ontem (dia 25), ele sacou do bolso o celular e leu seu pronunciamento. Surpresa e sucesso total. A novidade agradou aos senadores, que se dispuseram a aderir à leitura de seus discursos em iPhones e tablets. Na pauta, a economia no uso de papel.
Mudança
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa da última quinta-feira, mais três resoluções relativas às Eleições Gerais 2014. As normas tratam de escolha e registro de candidatos que concorrerão ao pleito de 5 de outubro, propaganda eleitoral e condutas ilícitas, e arrecadação e gastos de campanha por partidos, candidatos e comitês financeiros. Das 11 resoluções previstas para reger as eleições deste ano, 10 já foram aprovadas. O vice-presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, é o relator das resoluções.
Veja essa…
Do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), ontem, no twitter, sobre a sucessão estadual: "Digo ao meu povo: se o PSB decidir que é importante meu nome na eleição 2014 para qualificar o debate e melhorar a política não recusarei a convocação".
Curtas
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) e o vereador Iran Barbosa (PT) brincaram no carnaval de rua do bloco carnavalesco Siri na Lata, idealizado pela Central Única dos Trabalhadores com o objetivo de expressar a luta dos trabalhadores pela conquista de direitos.
O promotor de Justiça da Comarca de Japaratuba, Distrito Judiciário de Pirambu, Paulo José Francisco Alves Filho, determinou que o uso de som de mala de veículos e do tipo paredão, sejam desligados a partir da meia noite por conta da poluição sonora e para garantir o sossego alheio. Especialmente no carnaval.
Devido ao feriado do Carnaval, não haverá expediente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda e terça-feira da semana que vem.
Os prazos processuais previstos para iniciar ou terminar nessas datas serão prorrogados para a quarta-feira de Cinzas, quando o expediente do tribunal será das 14h às 19h.
De hoje até quarta-feira de cinzas o Brasil é só carnaval. Um bom carnaval a todos!