A feira acontece no pátio da Secretaria de Estado da Inclusão Social
Edição Especial da Feira da Agricultura Familiar celebra Dia Mundial da Saúde nesta quinta
Publicado em 12 de abril de 2018
Por Jornal Do Dia
Uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar será realizada no início da manhã desta quinta-feira, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último sábado, 7. A Feira acontece no pátio da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Rua Santa Luzia, 680 – São José), das 06h às 09h. Além da venda dos tradicionais produtos orgânicos, serão realizadas ações de saúde, conscientização e distribuição de mudas e sementes. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.
O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 07 de abril de 1946 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma iniciativa para incentivar a manutenção do bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Para a OMS, a saúde é um "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".
Em alusão à data, parceiros convidados pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Seidh, responsável pela realização da Feira, irão disponibilizar para agricultores e consumidores, serviços preventivos, como aferição a pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Haverá também a promoção de saúde mental da família e consultório de rua; a doação de mudas frutíferas e sementes de plantas medicinais; e a distribuição de material informativo sobre higiene de alimentos e inclusão produtiva com segurança sanitária.
Segundo Lucileide Rodrigues, diretora do Dsan, a ação é fruto da parceria entre a Seidh e diversos órgãos e instituições privadas para levar mais saúde à população. "Nossas feiras da Agricultura Familiar já são baseadas na promoção de uma vida mais saudável, estimulando a produção e o consumo de produtos livres de agrotóxicos. A ação visa promover também a prevenção e diagnóstico de alguns problemas de saúde, como a obesidade, hipertensão e o diabetes, por exemplo. Todos serão bem-vindos e bem atendidos", convida.
Além da Seidh, participam da ação o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean); Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Vigilância Sanitária, SAMU, Fundação Estadual da Saúde (Funesa), Faculdade Estácio/Fase, Produto Orgânico e Sincronia Cursos.