**PUBLICIDADE


Além das Fake News


Avatar

Publicado em 13 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


“Em ambiente virtual, todo cuidado com a proteção dos próprios dados é pouco”

Muito se fala em Fake News, pelas melhores razões do mundo: A divulgação de notícias falsas se vale de uma prerrogativa democrática, a livre circulação de ideias, a fim de corroer o regime por dentro. As ameaças de tocaia no mundo digital, entretanto, extrapolam a esfera política. O ambiente das redes tem dado guarita a todos os tipos de crime.
Não é fato comum, a Polícia Civil de um estado ser obrigada a distribuir uma nota alertando que não faz intimações por via eletrônica. Mas aconteceu em Sergipe. Bandidos resguardados por suposto anonimato enviaram notificações falsas em nome da polícia, a fim de sequestrar os dados dos cidadãos.
Convém, portanto, ressaltar: A Polícia Civil não realiza intimações por e-mail, assim como não solicita informações pessoais por meio eletrônico. As intimações são feitas primordialmente de maneira presencial, com a entrega do documento ao destinatário. Em algumas situações, diante do cenário da pandemia, comunicações foram feitas pelo WhatsApp. Mas somente por meio dos números fornecidos em cadastros governamentais e durante o registro do boletim de ocorrência.
Sinal dos tempos. Ao carregar a vida inteira na palma da mão, desde as fotos pessoais até as contas bancárias, os usuários de smartphone entraram na mira dos salafrários. Assim, em ambiente virtual, todo cuidado com a proteção dos próprios dados é pouco. Além de ambiente muito atrativo para o comércio de bens e serviços, além de configurar uma grande arena pública e funcionar como um grande balcão de ideias, a rede mundial de computadores é também um espaço de convivência frequentado por todo tipo de gente – criminosos incluídos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE