**PUBLICIDADE


Covid no forró


Avatar

Publicado em 02 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Para a maioria dos brasileiros, a covid-19 já não representa risco de vida. Os completamente imunizados com todas as doses regulares da vacina, mais as doses de reforço, têm poucas chances de quedarem mortos pelo coronavírus. Estes podem aproveitar as festas juninas sem maiores reservas, engrossar as aglomerações, dados a beijos e abraços. Há, no entanto, os ainda vulneráveis – por força do negacionismo ou de condição biológica, pouco importa. Convém lembrar, portanto, o vírus é letal e ainda circula por aí.
O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado ontem, mostra que a covid-19 responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) identificados nas últimas quatro semanas. A porcentagem aumentou em relação à divulgação da semana passada, quando a covid-19 representava 48% dos casos positivos. Segundo o boletim, a tendência é de aumento.
De acordo com a Fiocruz, entre os casos de SRAG que evoluíram para morte, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para a covid-19. O boletim considera os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 30 de maio e é referente ao período de 22 a 28 de maio. A estimativa é de 7,2 mil casos de SRAG nesse período.
Com o período mais agudo da crise sanitária superado de uma vez por todas, o poder público não se fez de rogado e tratou de celebrar os santos da tradição junina com a promoção de grandes eventos, especialmente no nordeste. Após anos de jejum, espera-se que verdadeiras multidões sejam atraídas para festas como o Forró Caju. Não é razoável esperar que os forrozeiros respeitem qualquer espécie de distanciamento, ou que acrescentem máscaras à indumentária própria do arrasta pé. Quem ainda estiver vulnerável, deve se apressar para completar o ciclo de imunização nos postos disponibilizados pela prefeitura, ou tirar o vírus para dançar por sua conta e risco.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE