**PUBLICIDADE


O Brasil encolhe


Avatar

Publicado em 01 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


“Embora o número de trabalhadores com carteira venha crescendo, o rendimento médio da população cai em proporção parecida”

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego caiu. Não há, contudo, razão para soltar fogos de artifícios. Segundo o mesmo levantamento, onze milhões de brasileiros estão desempregados.
A frieza das estatísticas pode esconder situações adversas. Embora o número de trabalhadores com carteira assinada venha crescendo, convém observar também que o rendimento médio da população cai em proporção parecida. Isso, sem falar na inflação de dois dígitos, com reflexos previsíveis na corrosão da renda das famílias brasileiras.
Em verdade, o contexto econômico precisa de uma transformação profunda, a fim de garantir a dignidade devida a cidadãos e trabalhadores. A prestação de serviços públicos como educação e saúde, por exemplo, precisa sempre de vultoso investimento. Apesar disso, alheio a sua função social estratégica, o presidente Bolsonaro acena com um corte da ordem de R$ 8,2 bilhões, em prejuízo de saúde, educação e ciência.
Movimentos tão tímidos no mercado de trabalho refletem um contexto maior, no qual a ausência de ambição e programa redundam em acanhamento do país perante o mundo. O Brasil encolhe, carente de homens e recursos necessários para ocupar uma posição de destaque no cenário internacional, incapaz de pensar grande.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE