**PUBLICIDADE


O Brasil real


Avatar

Publicado em 02 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Após dois anos de atraso, hi ato que remete às dificuldades geradas pela pandemia de coronavírus ao mesmo tempo em que sublinha as prioridades do governo de turno em Brasília, o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística finalmente venceu crise sanitária e restrições orçamentárias para Visitar o Brasil. Antes tarde do que nunca.
O Censo do IBGE é fundamental na formulação de políticas públicas consequentes, atentas ao perfil demográfico, econômico e social da população. Trata-se de conhecer os brasileiros, saber como eles vivem, a realidade da população nos quatro cantos do país, em suma.
Segundo estimativas do IBGE, os recenceadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. Convém mencionar, entretanto: os recursos indispensáveis ao trabalho de campo só foram disponibilizados após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que agiu para garantir os 2,3 bilhões de reais necessários para a operação.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de ser o primeiro brasileiro entrevistado pelos agentes do IBGE. Em verdade, no entanto, por vontade própria, ele não moveria uma palha para ter informação confiável a respeito de moradia, renda e emprego. O atraso no Censo nunca foi lamentado por Bolsonaro, alheio ao Brasil real. Que as informações levantadas agora pelo IBGE, após intervalo tão prolongado, portanto, sejam úteis ao próximo presidente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE